Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 12:50 pm do dia 11 de abril de 2023 1 comentário

Fafire conclui pesquisa inédita sobre a qualidade de vida nos 100 dias da gestão de Lula

Foto: Ricardo Stuckert

Tomando como base os 100 primeiros dias de mandato do Governo Lula, completados hoje (10), a Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), através da Fafire Inteligência de Mercado – grupo de estudos da instituição – lança pesquisa inédita que avalia a qualidade de vida dos moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR) nesse período. O documento tem como principal objetivo aferir qual a percepção da população sobre os impactos causados durante os 3 primeiros meses da gestão. Como está a vida dessas pessoas hoje? A abordagem versou em cinco estratos principais: se está muito melhor; melhor; a mesma de antes; piorou; ou, se está muito pior.

O estudo foi realizado no período de 28 a 31 de março passado e, no total, 542 pessoas com idades entre 18 e 65 anos, foram entrevistadas em diversos espaços públicos do Recife. Entre as variáveis socioeconômicas da pesquisa estavam gênero, faixa etária, escolaridade e faixa de renda. De acordo com o economista e coordenador da Fafire Inteligência de Mercado, Tarcísio Regis Bastos, a instituição buscou um viés diferente do que é divulgado pelo Instituto Datafolha em nível nacional, que diz respeito à aprovação ou não do novo presidente da República. “Não é uma análise de como está o governo, mas sim da percepção das pessoas com relação aos impactos causados diretamente em suas vidas, no seu cotidiano”, enfatiza.

Para o advogado e cientista político, Felipe Ferreira Lima, professor do curso de Direito da Fafire e consultor da pesquisa, a ideia da análise foi tentar despir um pouco as influências eleitorais dos cidadãos recifenses e fugir da discussão meramente política.   E o que se percebeu foi que, com base nos resultados colhidos, nesse período, a vida permaneceu inalterada para aproximadamente 50% do universo de entrevistados. Vale ressaltar que as mulheres representam cerca de 57% do número total de pesquisados e que elas tem uma visão mais positiva do que os homens. O que leva a refletir sobre a liderança da expressividade feminina em todo o país nas urnas. “O recorte da nossa pesquisa atesta esse dado”, observa.

No que diz respeito às melhorias, 34,51% do total afirmaram que a vida para eles “melhorou” ou “melhorou muito”. Neste percentual, a grande maioria tem faixa   salarial de um salário mínimo. O professor lembra que esse número é basicamente o percentual da preferência do cidadão recifense que o presidente tinha nas pesquisas antes do resultado das urnas, que era na faixa dos 30 a 40%. “Com isso, podemos supor que esse número representa estas pessoas que votaram convictamente em Lula, não o tratando como uma alternativa de rejeição, mas que aquela pessoa acreditava ser ele a melhor opção”, pontua Ferreira Lima.

Já o percentual daqueles que responderam que a vida “piorou” ou “piorou muito”, que ficou em aproximadamente 15% dos entrevistados, percebe-se que esse número  equivale à rejeição que já existe na RMR, e diz respeito não só a figura de Lula, como também ao PT propriamente dito. É uma abordagem mínima, mas que está presente. Que está consolidada.

Na análise das idades, da faixa etária dos entrevistados, o motor propulsor foi a juventude, especialmente dos 18 aos 24 anos de idade. Número esse que confirma um dos braços utilizados pelo marketing da campanha de Lula, responsável pelo incremento no número de votos. “Esse estrato da nossa pesquisa é o maior de todos. Os jovens acreditam que a vida “continua como antes” ou “melhorou muito”. Na avaliação, 34% deles responderam que “continuam como antes”. E 31,25% acreditam que “melhorou muito”. “Resultado que mostra a confirmação da efetividade da aposta feita na campanha eleitoral”, enumera o cientista político.

Por fim, o estudo constata que a maioria da população ainda não percebe no dia a dia alguma diferença que foi gerada pelo resultado da eleição. “Ainda não se tem algo palpável. O que significa que, para o recifense, o Governo Lula ainda não conseguiu imprimir uma marca, algo que possa ser associado à gestão. E este é um desafio para todo governante em qualquer esfera que ele esteja”, considera o professor Felipe Ferreira Lima.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Comentários

  1. Backlink top diz

    3 de agosto de 2025 em 23:22 pm

    Mình đã chia sẻ bài viết này cho bạn bè.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Anderson Correia faz balanço positivo de agenda em Brasília com foco em recursos, saúde e pauta animalista
Rodrigo Pinheiro aponta crescimento do PSD e reconhecimento ao trabalho de Raquel Lyra em Pernambuco
Justiça Eleitoral considera frágeis e insuficientes denúncias da oposição contra Gilvandro Estrela e julga improcedentes pedidos de cassação
Itapissuma recebe a China através de Charles Andrew Tang: um convite à inovação e ao desenvolvimento local
Projeto de Álvaro Porto institui política estadual de incentivo à psicultura
Mirella e Raquel participam de congresso da Assembleia de Deus em Olinda
Prefeito de Orocó declara apoio à reeleição do senador Dueire
Hugo Motta anuncia Mendonça Filho como relator da PEC da Segurança na Câmara dos Deputados
Coluna desta sexta-feira
Coluna deste sábado

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar