A Educação Infantil é o primeiro passo importante para a construção de um futuro com mais oportunidades. Pensando assim, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes investe cada vez mais nessa etapa da vida escolar das crianças do município. E para oportunizar ações aos professores e supervisores que atuam nesse segmento educacional, a Secretaria Executiva de Educação promove o encontro Experiências Exitosas da Educação Infantil. Esta é a terceira edição do evento, que acontece, desde esta quarta-feira (05/11), no auditório do hotel Barramares, em Piedade. O encontro vai até o fim da tarde desta quinta.
Com o tema “Brincando com a Língua: refletindo sobre as Linguagens”, essa ação é a culminância da prática formativa que a secretaria desenvolve junto aos profissionais da área. De acordo com Zuleica Leitão, gerente da Educação Infantil, “o estímulo às linguagens é o foco na didática educacional das crianças. E as atividades desenvolvidas em sala de aula com esses alunos contribuem para o desenvolvimento do conhecimento. E este momento serve para expor essas atividades”, explicou Zuleica.
Para a professora Yêsa Moura da Escola Santo Amaro, que fica no Engenho Velho, a atividade realizada na escola com foco no resgate das brincadeiras e brinquedos antigos também contribuiu para o fortalecimento de vínculo familiar. “Motivamos nossas crianças (entre 4 e 5 anos) a conversarem com seus pais sobre como eles brincavam quando eram crianças e o resultado foi excelente. Na exposição feita na escola, eles mostraram os brinquedos feitos por eles e como se brinca. Além disso, estimulamos a utilizar materiais recicláveis. Ao final, percebemos nossas crianças mais desinibidas, mais interativas, e mais criativas”, contou Yêsa.
A Educação Infantil compreende a etapa inicial da vida escolar das crianças, que vai de zero a cinco anos (0 a 3 anos – creche; e 4 e 5 anos, na pré-escola). Essa terceira edição do “Experiências Exitosas da Educação Infantil” conta com a apresentação de 34 trabalhos de 30 unidades de ensino. No total, são esperados, aproximadamente, 500 pessoas, entre professores, apoios e supervisores. Ao final de cada apresentação, são conferidos certificados aos autores e coautores dos trabalhos apresentados.



