O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, aproveitou a abertura do 2º Congresso Pernambucano de Municípios, na manhã desta quarta-feira (23/03), no Centro de Convenções, em Olinda, para anunciar uma articulação pela retomada do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Conderm). O gestor informou que levará o pleito diretamente ao governador Paulo Câmara, ao mesmo tempo que designou um assessor para mobilizar todas as prefeituras da Região Metropolitana (são 14, incluindo a capital Recife) para que participem desta mobilização.
Elias revelou que vem analisando há muito essa questão é que o congresso promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com intensa mobilização dos prefeitos, é o momento de se abrir essa discussão. Disse saber de experiências de consórcios municipais na Mata Sul e no Agreste do Estado, lamentando que a Região Metropolitana não tenha, no momento, uma ação consolidada deste tipo. Em parte, avaliou, isso ocorre por falta de uma articulação que caberia justamente ao Conderm.
“Nosso organismo de articulação é o Conderm, que há muito não se reúne. Por isso pretendo levar esse pleito hoje mesmo ao governador”, disse Elias, que designou ao assessor Vavá Rufino (ex-prefeito de Moreno e ex-dirigente da própria Amupe) a missão de articular com as demais prefeituras da Região Metropolitana a mobilização pela retomada das reuniões e ações do órgão estadual.
“Agindo de forma colegiada, nós poderíamos eleger dois ou três projetos comuns e levar ao Governo Federal. Não há como atender de forma individual ao Recife, Araçoiaba, Jaboatão, Olinda e Paulista porque os recursos são poucos. Mas, em áreas como transporte e trânsito, por exemplo, teríamos capacidade de apresentar uma reivindicação ampliada e termos uma adesão governamental maior. Temos que sair da mesmice de cada um puxar a sardinha para o seu lado”, defendeu o prefeito.
Como órgão deliberativo e consultivo, o Conderm integra o Sistema Gestor da Região Metropolitana do Recife, de acordo com a Lei Complementar nº 10. Nesse sistema, atua junto com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe-Fidem) e o Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Funderm). É formado pelos 14 prefeitos da RMR e por igual número de representantes do Estado, indicados pelo governador. Entre suas atribuições, estabelece políticas e diretrizes de desenvolvimento para a Região Metropolitana.
SER CRIATIVO
Ainda em reforço de sua proposta, o prefeito Elias Gomes destacou que o cenário de crise econômica nacional, com reflexos nos municípios, exige dos gestores que sejam criativos na busca de alternativas que não tragam prejuízos à população e destacou que o encontro dos prefeitos, com debates e oficinas até a quarta-feira (25), é uma boa oportunidade para reflexão, com o compartilhamento das dificuldades e ações.
“Eu tenho dito que crise não significa paralisação, paralisia. Ela exige soluções criativas. Então, se tem um lado perverso, a crise também tem um lado positivo. Daí a necessidade de discutir as organizações, que no nosso caso são os governos municipais, o Estado, a União”, frisou.



