Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 21:03 pm do dia 19 de dezembro de 2015

Elias entrega Samuel Campelo como mais um resgate em Jaboatão

Numa noite de resgate e de reencontro da cidade com a sua própria história, com a reabertura, após duas décadas, do Cineteatro Samuel Campelo, nesta sexta-feira (18/12), em Jaboatão Centro, o prefeito Elias Gomes fez um emocionante discurso e extravasou toda a sua alegria com a entrega aos moradores de uma casa de espetáculos moderna, com equipamentos de última geração, que correu risco de fechar suas portas e virar uma igreja. “Este é um momento de resgate, de renascimento, da cidade que redescobre a cidade. Pra mim, é também um momento de emoção profunda, alegria e de grande alívio”, disse o gestor, carimbando o cumprimento de uma promessa que há anos vinha sendo cobrada.

Logo no início de um discurso recheado de lembranças e de luta e disposição para vencer desafios, o prefeito lembrou que esteve no Cineteatro em 2007, quando ainda nem havia disputado eleição na cidade, participando de um protesto contra a venda do prédio histórico para a Igreja Universal. “Vim aqui e encontrei alguns companheiros, entre eles o Edir Peres, e protestamos. Felizmente, o movimento de resistência cresceu e deu certo”, disse. Enfatizou não ter nada contra as igrejas, mas que não poderia permitir “um atentado que seria feito à Cultura”.

Seguindo a trilha das lembranças, e num misto de desabafo e prestação de contas de sua gestão, o prefeito lembrou que, ao assumir a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em 2009, encontrou o Cineteatro Samuel Campelo totalmente destruído e o município sem autoestima, degradado, com as finanças devastadas, quase que beirando à calamidade pública. “A cidade ressentia, há décadas, de falta de rumo, direção. Vinha de um tempo onde o privado e o público se confundiam, sempre em favor do privado”, desabafou, citando a promessa feita, logo ao assumir, de devolver o Samuel Campelo aos jaboatanenses.

INVESTIMENTO PRÓPRIO – Acordando de uma mistura de “sonho e pesadelo”, conforme expressou, Elias Gomes citou o investimento feito no Samuel Campelo (R$ 7 milhões, sendo R$ 500 mil em convênio com o Ministério da Cultura e o restante de recursos próprios) e destacou sua importância para o renascimento de um equipamento cultural histórico e o fortalecimento da vida cultural não apenas do município, mas da Região Metropolitana e do Estado. Lembrou que não foi feita apenas uma reforma, mas sim a reconstrução do Cineteatro, pelas condições em que o prédio se encontrava, preservando-se a fachada original. Tudo com tecnologia de última geração.

O prefeito ainda destacou o perfil de Samuel Campelo – que nasceu em Escada e fez história no teatro a partir de Jaboatão – ; lembrou a divisão geográfica característica do município, com regiões diversas, cada uma com sua rica história e características próprias, como Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado, Prazeres, Muribeca e a área litorânea; citou outros desafios enfrentados e que também resultaram em investimentos de sua gestão em Jaboatão Centro (a instalação de escolas técnicas, de escola modelo do Senai e a restauração da histórica Biblioteca, que será entregue em janeiro), e disse buscar a equidade no desenvolvimento de todas as regionais, fortalecendo os principais aspectos de cada uma.

ELOGIO AOS CRÍTICOS – Sem esconder a alegria com o momento, Elias agradeceu também à imprensa, pelas cobranças seguidas em relação ao longo fechamento do Cineteatro, e disse que esse agradecimento é extensivo inclusive aos críticos. “Muitas vezes, alguns assessores chegarem a sugerir que rebatesse as críticas mais pesadas, que fosse para o embate, mas não acatei”, afirmou, ressaltando que a crítica, sincera, honesta e instigante, com fundamento, deve ser absorvida como positiva pelos gestores.

Por fim, disse que iria “cair no lugar comum” ao entregar o novo Samuel Campelo aos jaboatanenses, mas que não poderia ser diferente. “Sonho que se sonha junto é o Cineateatro Samuel Campelo reaberto”, declamou, fechando sua fala oficial e guardando as energias para a emocionante sessão de volta do Cineteatro, que teve entre as atrações o Coro Jaboatão Canta, o tenor Otávio Lira e o sanfoneiro Souza Filho, Orquestra Retratos e o Coral de Edgar Moraes, com participação especial de Getúlio Cavalcanti.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: destaque, Jaboatão

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Câmara do Cabo participa da implantação do 1º Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da história do município
Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral confere treinamento de disparos de agentes da Guarda Civil Municipal, que passarão a portar arma de fogo a partir de setembro
Bolsonaristas Raiz Planejam Debandada do PL para o PRTB, Partido Nacionalista e Conservador
Se Raquel tivesse uns dez Mários no Estado, já estaria reeleita
Anderson Correia solicita ações de requalificação de ruas e segurança para bairros de Caruaru
Abertura do terceiro fim de semana do Festival Pernambuco Meu País 2025 é marcada por grande celebração cultural em Serra Negra, no município de Bezerros
Gilmar Júnior defende botão de pânico para segurança de profissionais de saúde
Governadora Raquel Lyra comanda formatura de 2.299 novos policiais militares em Pernambuco que fortalecerão a segurança no Estado
TJPE amplia uso da Medida Protetiva Eletrônica para todo o Estado. Objetivo é salvar vidas de mulheres vítimas de violência
Afinal a quem Mário Viana Filho serve?

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar