
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI dos Atos Golpistas, anunciou nesta quarta-feira (14) que Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), será o primeiro a ser convocado para depor perante a comissão no dia 20 de junho. Vasques, que foi convocado, é obrigado a comparecer à CPI. No dia 22 de junho, serão ouvidos George Washington de Oliveira Sousa, condenado por tentativa de explosão de uma bomba no Aeroporto de Brasília, e o perito Valdir Pires Dantas Filho, da Polícia Civil do Distrito Federal, que desempenhou um papel importante na investigação do caso.
O plano de trabalho da CPI abrange tanto os atos ocorridos em 8 de janeiro quanto episódios anteriores. Todos os convocados são obrigados a comparecer à comissão como testemunhas. Aqueles que não comparecerem podem ser alvo de condução coercitiva, exceto os investigados, que têm o direito de não participar.
A lista dos primeiros depoimentos foi aprovada pela CPI dos Atos Golpistas, com a maioria governista rejeitando os pedidos da oposição para convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), e dois ex-gestores nomeados pelo governo Lula (PT). Além disso, o colegiado recusou a solicitação de acesso ao plano de voo do presidente Lula no fim de semana de 8 de janeiro. Entre os convocados mais destacados estão Anderson Torres, ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça, e diversos outros nomes relacionados aos eventos em Brasília.



