Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 4:01 am do dia 26 de fevereiro de 2012 1 comentário

Desordem.

Por Arthur Virgílio*

Está para ser julgado o escândalo do mensalão. Confio muito nos homens e mulheres ilustres que integram o Supremo Tribunal Federal.

Com essa gente impune, de nada terá adiantado a lei da ficha limpa. Temos de ter absoluta ciência disso. Chegou a hora dos peixes graúdos, se queremos, de fato, moralizar e limpar a vida pública do país.

O mensalão se constitui no maior escândalo de nossa história republicana. Abriu as portas para uma campanha sistemática e oficial de desmoralização das instituições brasileiras. Todas, sem exceção, perderam densidade nos últimos nove anos.

A corrupção se tornou endêmica. Vai dos pequenos aos grandes escalões, estimulada por estes últimos, que dão o péssimo exemplo que se espraia pelo tecido nacional, corroendo-o perversamente.

Um Ministro atrás do outro é denunciado por corrupção. A imprensa vem forçando as demissões que a Presidente Dilma Rousseff não gostaria de assinar. Tanto assim que insiste em manter, sem autoridade e legitimidade, Fernando Bezerra, da Integração, por reverência ao governador de Pernambuco, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, por meros laços de amizade pessoal e lembranças dos tempos da luta armada. Até mesmo Guido Mantega, da Fazenda, vive situação precária, a partir das nebulosas nomeação e demissão do Presidente do Banco Central, que teria recebido fortuna de fornecedores do órgão, em paraíso fiscal.

Oito outros membros do primeiro escalão do governo foram defenestrados, sob acusação de pesadas irregularidades. Apenas o nono, Nelson Jobim, da Defesa, saiu por discordar da orientação administrativa de Dilma Rousseff.

Nem adianta áulicos argumentarem que Dilma, a “durona”, demitiu os que cometeram “malfeitos”, porque ela fez tudo para mantê-los, elogiou cada travesso na hora da despedida e permitiu que os partidos de cada um indicassem os substitutos. Ou seja: a democracia brasileira expeliu essa turma. Dilma, se tivesse a protegê-la o silêncio de uma ditadura (como a de Fidel Castro, por exemplo), não os teria “punido”. Ou seja de novo: nomeando substitutos dos mesmos partidos dos “demitidos”, garantiu a não-investigação dos delitos e, portanto, a impunidade de seus aliados

Há nove anos anunciam obras que não saem do papel ou são superfaturadas. Quase uma década de gastos irresponsáveis, disfarçados pelo aumento constante da insuportável carga tributária que nos asfixia. Tempos de demagogia, de populismo, de atraso na educação, na saúde, na segurança pública. De desleixo em relação à infraestrutura falida, que nos ameaça com caos logístico.

Quando vi aquele personagem desqualificado “melar” a apuração das escolas de samba de São Paulo, indaguei aos meus botões se tal atitude já não seria reflexo do quadro que vivenciamos no país. Parece anarquia, anomia, desordem. Parece com o Brasil que não queremos para nossos filhos e netos.

*Diplomata, foi líder do PSDB no Senado

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Comentários

  1. Rent Ferrai diz

    8 de julho de 2024 em 17:19 pm

    This was very informative. I appreciate the clarity and depth.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Recife investe R$ 2,3 milhões em contenção de encosta em Jardim Monte Verde
Em Brasília, governadora Raquel Lyra lidera série de encontros com prefeitos pernambucanos
Presidente do Comupe apresenta experiências sustentáveis em reunião no Ministério da Fazenda
Mendonça Filho diz que a PEC do fim da reeleição enfraquece a Democracia ao unificar as eleições e aumentar o mandato de deputado para cinco anos
Governadora Raquel Lyra recebe a governadora do departamento do Chocó, na Colômbia, Nubia Carolina
No Agreste, André e Anderson Ferreira prestigiaram a Festa de Maio de Ibirajuba
Advogados acionam PGR contra deputada Bia Kicis por acusações contra Moraes
Em anúncio histórico, Simão Durando celebra novo sistema cultural de Petrolina
Do caos à esperança: Como Pernambuco está redefinindo seu futuro educacional
A máquina partidária de João Campos para 2026

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar