Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 15:43 pm do dia 17 de junho de 2023 Deixe um comentário

Datafolha aponta cenário de estabilidade na avaliação de Lula

Foto: Evaristo Sá

Aproximando-se dos seis meses de seu mandato, o presidente Lula (PT) mantém uma taxa de aprovação estável. Cerca de 37% consideram seu governo ótimo ou bom, enquanto 27% o avaliam como ruim ou péssimo. Para 33%, a avaliação do presidente é regular, e 3% não expressaram opinião.

Esses são os resultados de uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha em 112 municípios, com a participação de 2.010 eleitores. O levantamento possui uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e foi conduzido entre segunda-feira (12) e quarta-feira (14).

Em comparação com a pesquisa anterior, realizada nos dias 29 e 30 de março, os números variam apenas dentro da margem de erro. Após três meses de mandato, Lula possuía uma taxa de aprovação de 38% e de reprovação de 29%, sendo considerado regular por 30% dos entrevistados.

Esses números trazem notícias tanto positivas quanto negativas para o presidente Lula, que assumiu seu terceiro mandato em janeiro.

Começando pelo lado negativo, esses números refletem o pior desempenho de um presidente eleito em primeiro mandato desde a redemocratização de 1985 e se assemelham ao desempenho de seu rival derrotado nas últimas eleições, Jair Bolsonaro (PL).

Neste mesmo período de mandato, o ex-presidente possuía uma taxa de aprovação de 33%, reprovação de 33% e avaliação regular de 31%. Considerando a margem de erro, há um empate técnico com uma ligeira vantagem numérica para Lula.

No entanto, Lula é superado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1995 (40% de ótimo/bom, 40% de regular e 17% de ruim/péssimo), por ele mesmo em 2003 (42%, 43% e 11%) e por sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), em 2011 (49%, 38% e 10%).

Se compararmos com seu desempenho após a reeleição em 2006, embora não seja uma comparação direta devido à continuidade do governo, Lula também fica aquém: nesta mesma época em 2007, ele possuía uma taxa de aprovação de 48%, regular de 37% e reprovação de 14%.

Como diz o ditado, pesquisas são fotografias. FHC foi reeleito e concluiu seu mandato, Dilma venceu a segunda eleição e sofreu impeachment dois anos depois, Bolsonaro não superou Lula.

No entanto, as fotografias revelam algo sobre a realidade política, e aqui é onde entra o aspecto positivo para o presidente. Seu governo enfrenta uma crise política em fases, algo angustiante, mas que aparentemente não repercute no eleitorado.

Lula está enfrentando um embate com a Câmara dos Deputados, liderada pelo centrão de Arthur Lira (PP-AL), o que já trouxe várias dificuldades e poderá exigir mudanças em seu ministério para agradar a novos aliados

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Banco do Nordeste iniciam rodada de negócios 2025 para liberação de crédito do Programa Agroamigo
Lula e Eduardo da Fonte comemoram aprovação da PEC 66/2023 ao lado do vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas
Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Vinícius Labanca assinam ordem de serviço para obras de pavimentação em São Lourenço da Mata
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Após luta do deputado Eduardo da Fonte, Ministério da Saúde dá um importante passo na modernização dos aparelhos oncológicos do SUS
Neto Melo destaca conquista histórica para Palmares em parceria internacional com a ONU
Gilmar Júnior comemora inclusão de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica
Sucesso total do 1ª Festival Julho É Nosso no aniversário de 154 anos da cidade de Bom Jardim reflete excelente administração do Prefeito Janjão
Prefeito Evilásio recebe Fernando Dueire em Araripina e destaca atuação do senador como municipalista
Deputado Joel da Harpa apresenta projeto para combater a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar