Edna Gomes, pré-candidata a prefeita do Cabo de Santo Agostinho, tem uma trajetória de luta e compromisso social. Nascida e criada no município, ela é bacharel em Direito e mãe de dois filhos.
Edna iniciou sua carreira política em 1995, ao lado do então candidato a prefeito Lula Cabral. Foi Secretária Executiva do Gabinete do Deputado Estadual Lula Cabral na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco por dois mandatos.
Em 2005, com a vitória para Prefeito, Lula Cabral nomeou Edna Gomes como Secretária Executiva de Programas Sociais, cargo em que desempenhou suas funções com exemplar maestria.
Em 2008, venceu a eleição para Vereadora, com a contagem expressiva de 3.960 votos, constituindo-se como a mulher mais votada na história do município do Cabo de Santo Agostinho. Como Vereadora, fez parte da mesa diretora durante seis meses em que atuou naquele parlamento. A convite do Prefeito licenciou-se da Câmara dos Vereadores para assumir a Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher e desempenhou relevantes serviços à população cabense.
Foi membro efetivo do Conselho Político do município; gestora do Bolsa Família que possui mais 100.000 pessoas cadastradas; Articuladora do Prêmio Prefeito Amigo da Criança da Fundação ABRINQ.
Implantou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, onde assumiu a presidência. Implantou o Conselho de Promoção à Igualdade Racial, de Segurança Alimentar e Nutricional e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Implantou os Conselhos Tutelares das Praias e das Zona Rural, fortalecendo a participação popular e o controle social.
Militante dedicada das causas sociais, implantou programas, projetos e serviços de erradicação à pobreza, à fome, à exclusão social e enfrentamento a violência contra a mulher, ao crack e outras drogas. Além dos serviços de promoção da garantia dos direitos humanos da criança e do adolescente, da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais.
Na sua gestão, implantou a Secretaria Executiva da Mulher; Centro de Referência Maria Purcina de Siqueira Souto de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexista, articulou a implantação da Delegacia da Mulher em Pontezinha, e em parceria com o Poder Judiciário, a Casa Acolhedora Recanto da Criança e do Adolescente, o Centro de Referência de Liberdade Assistida – LA.
Através da execução de 27 programas e projetos municipais, estaduais e federais promoveu a inclusão social, com prioridade, à criança, ao adolescente, à mulher, à pessoa idosa e à pessoa com deficiência, por meio da arte, música, dança, esporte, lazer, cultura, geração de trabalho e renda, qualificação profissional e benefícios socioassistenciais.
Criou o projeto Seresta Mensal da Terceira Idade, melhorando a qualidade de vida das pessoas idosas, possibilitando o convívio entre as gerações; além do Projeto Social em Foco que, de forma itinerante, facilita o acesso da população aos serviços da Assistência Social. Aplicando os recursos do Índice de Gestão Descentralizada – IGD, promoveu a capacitação de beneficiários do Programa Bolsa Família, realizou a implantação da Cozinha Comunitária e ações de erradicação da fome na área urbana e rural.
Implantou o Concurso Municipal ECA em Ação, que busca a releitura do Estatuto da Criança e Adolescente com participação do público infanto-juvenil das escolas da Rede Pública e Particular do Ensino do município. Publicou o livro “Onze Negras: Comunidade Quilombola”, que possibilitou o resgate da história, origem, cultura, costumes e tradições da comunidade. Implantou a primeira Cooperativa de Trabalho das Costureiras do Cabo de Santo Agostinho – COOPCOSTE com participação de 214 cooperadas, e o Projeto Gênero e Empreendedorismo, com 60 mulheres empreendedoras, urbanas e do campo. Edna realizou ainda campanhas educativas de prevenção à violência de gênero, exploração do trabalho infantil, abuso e exploração sexual.
Deixe um comentário