Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 14:31 pm do dia 3 de outubro de 2023 Deixe um comentário

Comissão de Justiça da Assembleia aprova projeto que regulamenta o funcionamento dos cartórios no Estado

Substitutivo apresentado pelo deputado Antônio Moraes foi acatado por unanimidade, propondo modificações à proposta original enviada pelo Judiciário. Foto: Leôncio Francisco/Divulgação

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa (CCLJ) encerrou, nesta terça-feira (03), uma polêmica que se arrastava há mais de um mês na Casa, em torno do projeto de lei 923/2023, enviado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que propunha a reestruturação e modernização dos cartórios no Estado. Por unanimidade, os integrantes do colegiado aprovaram o substitutivo apresentado pelo relator do projeto, deputado Antônio Moraes – presidente da CCLJ – que estabelece modificações na proposta original. Entre elas, exclui o dispositivo que extinguiria vários tabelionatos e permitia a transferência de outros, a maioria deles em pequenos municípios e distritos do interior.
A matéria gerou inúmeras discussões e dividiu deputados e proprietários de cartórios. O presidente da CCLJ convocou uma audiência pública na Assembleia – juntamente com os presidentes das comissões de Finanças e Orçamento, Assuntos Municipais e Administração Pública – realizada no dia 20 de setembro, para que todas as partes envolvidas fossem ouvidas. Participaram do debate especialistas na área, proprietários de cartórios e dirigentes de associações que reúnem a categoria. Ao final, os argumentos foram analisados pelo relator, que decidiu pela apresentação do substitutivo ao projeto original, aprovado pela comissão.

“Fizemos tudo que foi possível para atender às demandas de todas as partes, mas sem deixar os distritos do interior descobertos. Quando se lê o projeto por inteiro, fica até compreensível que alguns cartórios em localidades menores pudessem extintos. Mas não seria justo, porque teríamos que extinguir outros maiores, inclusive em distritos que ficam a mais de 100 quilômetros da cidade sede e outros que hoje contam com mais de 40 mil habitantes, e não poderiam ficar sem cartório”, explicou Antônio Moraes.

Outra modificação proposta pelo relator e aprovada pela comissão diz respeito às cidades com até 25 mil habitantes, onde agora será permitida a incorporação entre cartórios. Titulares de tabelionatos de registro civil, por exemplo, poderão incorporar os cartórios de notas geridos por tabeliões substitutos, ou vice-versa, gerando economia para os cofres públicos. “Já a questão das modificações nos limites de algumas comarcas, proposta no projeto original, decidimos retirar e solicitar que o próprio Tribunal de Justiça faça um estudo mais apurado, porque não cabe a nós, parlamentares, decidirmos sobre esse tema”, acrescentou Moraes.

Por fim, o substitutivo também transfere para o Judiciário a competência de tratar da remuneração dos pequenos cartórios, por meio do Fundo de Compensação dos Atos Civis (FERC) – destinado a compensar os tabelionatos pela emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito. “Será criada uma tabela pelo próprio tribunal e esses cartórios serão devidamente remunerados pelo trabalho que prestam à população de forma gratuita”, concluiu Moraes. O substitutivo aprovado pela CCLJ segue agora para apreciação das comissões de Finanças e Orçamento, Assuntos Municipais e Administração Pública, que oferecerão parecer para que seja finalmente votado pelo plenário da Casa.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Recife investe R$ 2,3 milhões em contenção de encosta em Jardim Monte Verde
Em Brasília, governadora Raquel Lyra lidera série de encontros com prefeitos pernambucanos
Presidente do Comupe apresenta experiências sustentáveis em reunião no Ministério da Fazenda
Mendonça Filho diz que a PEC do fim da reeleição enfraquece a Democracia ao unificar as eleições e aumentar o mandato de deputado para cinco anos
Governadora Raquel Lyra recebe a governadora do departamento do Chocó, na Colômbia, Nubia Carolina
No Agreste, André e Anderson Ferreira prestigiaram a Festa de Maio de Ibirajuba
Advogados acionam PGR contra deputada Bia Kicis por acusações contra Moraes
Em anúncio histórico, Simão Durando celebra novo sistema cultural de Petrolina
Do caos à esperança: Como Pernambuco está redefinindo seu futuro educacional
A máquina partidária de João Campos para 2026

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar