Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 19 de março de 2016

Coluna do blog deste sábado

Foi pior que o 7×1 da Alemanha 

Desde a condução coercitiva do ex-presidente Lula que o Palácio do Planalto não tem sossego, e a semana que passou foi talvez a pior que o PT enfrentou ao longo dos mais de treze anos que esteve à frente do governo federal. Isso porque no último domingo sete milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo Dilma, Lula e o PT. Na terça-feira a situação de agravou com a homologação da delação do senador Delcídio do Amaral, que implicou bastante o Palácio do Planalto.

Na quarta-feira, depois de muita conversa, o governo decidiu que Lula seria nomeado ministro-chefe da Casa Civil, que em tese garantiria o foro privilegiado para o ex-presidente. Logo após a notícia de que Lula seria ministro, as interceptações telefônicas do ex-presidente, autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal, expuseram a relação promíscua que Lula e seus companheiros possuem com a República, cujo ponto alto foi uma conversa entre Dilma Rousseff e Lula a respeito do termo de posse, que evidenciou a pressa do governo em garantir o foro privilegiado a Lula para fugir de Sérgio Moro.

Já na quinta-feira no ato da posse de Lula, vimos um Palácio do Planalto acuado e sem muita chance de reverter o quadro de completo caos. Pouco tempo depois veio uma enxurrada de ações na justiça tentando impedir a nomeação de Lula para o ministério, onde duas foram acatadas e derrubaram o ato que oficializava Lula como ministro da Casa Civil. Como se não bastasse a desgraça do governo, a Câmara dos Deputados formou a comissão que analisará o impeachment de Dilma, mostrando que ela agora corre contra o tempo para se salvar da cassação.

O governo começou a sexta-feira na expectativa de derrubar as liminares que impediam Lula de assumir o ministério, e como seria o comportamento da manifestação insuflada pelo PT e movimentos sociais. Quando o Palácio do Planalto comemorava a derrubada das duas liminares e as 300 mil pessoas que foram às ruas em defesa do governo, veio o primeiro baque que foi mais uma nova liminar impedindo a posse de Lula, depois veio o maior de todos, uma verdadeira rasteira na “jararaca” e no governo. Numa tacada só Gilmar Mendes, ministro do STF, responsável pela situação da posse de Lula  e sobre quem julgaria o caso do ex-presidente, derrubou Lula quando barrou a sua posse e remeteu os autos do processo para a responsabilidade de Sérgio Moro, de quem Lula foge como o Diabo da cruz.

A semana que passou foi uma goleada em cima do Planalto, do PT e de Lula, que ficaram completamente desnorteados com o emaranhado de problemas que eles mesmos criaram. Segue o jogo.

Sabotagem – Na edição deste fim de semana da Revista Veja novas revelações bombásticas do senador Delcídio do Amaral colocam em xeque Lula e Dilma. De acordo com Delcídio tanto Lula quanto Dilma sabiam do esquema de corrupção da Petrobras, e o mais grave, que juntos Lula e Dilma tramaram para sabotar as investigações da operação Lava-Jato, inclusive vazando informações sigilosas para investigados.

Kátia Abreu – A ministra da Agricultura senadora Kátia Abreu (PMDB), que foi uma combativa opositora do governo Lula, após a sua nomeação para o ministério da Casa Civil, decidiu que sairá do governo antes mesmo da reunião da executiva nacional do PMDB marcada para o próximo dia 29. Com esta atitude Kátia pode dar o start para o desembarque do PMDB do governo Dilma.

Segurança – O juiz Sérgio Moro, responsável pela operação Lava-Jato, recebeu um reforço na sua segurança após as críticas que passou a receber depois da condução coercitva de Lula por parte dos defensores do PT. A imprensa nacional repercutiu informações de que defensores de Lula pudessem “dar um jeito” em Moro.

Priscila Krause – A deputada estadual Priscila Krause foi oficializada ontem como pré-candidata do DEM a prefeitura do Recife. Em 2014 quando disputou o mandato de deputada, Priscila abdicou de aparecer na televisão, mesmo assim tirou uma votação expressiva na capital pernambucana onde foi vereadora por três mandatos. Priscila é um fato novo nas eleições do Recife.

RÁPIDAS

OAB – A comissão executiva da OAB decidiu ontem por 26 votos a 2 se posicionar favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Agora a entidade estuda se apresentará um novo pedido ou subscreverá o que está em tramitação na Câmara, assinado por Helio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Jr.

200 mil – A megalomania pernambucana não ficou de fora dos protestos comandados pelo PT em favor da presidente Dilma Rousseff. Os organizadores afirmaram ter 200 mil pessoas no ato, enquanto a PM contou 15 mil pessoas. Nas manifestações contra Dilma os organizadores disseram 150 mil e a PM calculou 120 mil.

Inocente quer saber – O que se passa na cabeça de Lula neste momento?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Amupe reúne prefeitos para discutir pautas municipalistas
Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade
Mano Medeiros planeja ações na vice-presidência de Resíduos Sólidos da Federação Nacional dos Prefeitos
Pernambuco no pódio: Raio de Sol é vice-campeã em concurso nacional de quadrilhas juninas
Paquinha e Raquel Lyra inauguram Cozinha Comunitária em Pirauá, distrito de Macaparana
Morar Bem: Governo de Pernambuco entrega títulos de propriedade a 575 famílias de Garanhuns, no Agreste Meridional
Prefeito de Camaragibe, Diego Cabral sanciona lei que institui Conselho Municipal de Igualdade Racial no município
Deputado Fernando Monteiro e prefeita Márcia Conrado garantem patrocínio federal para a ExpoSerra 2025
Andrea Medeiros oficializa filiação ao PSD, ao lado da governadora Raquel Lyra
João Alfredo realiza a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar