Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 7 de fevereiro de 2015

Coluna do blog deste sábado

Risco de impeachment começa a existir

Não é de hoje que o PT vem se atolando em escândalos de corrupção, no auge do mensalão Lula correu esse risco mas a economia sustentou o então presidente e ainda possibilitou-lhe uma reeleição. Mesmo estando com uma crise econômica eminente e escândalos surgindo a cada dia, Dilma conseguiu no ano passado mais quatro anos para o PT.

Com pouco menos de quarenta dias do seu segundo mandato, o governo Dilma Rousseff sangra a olhos vistos e terminou muito antes de começar. Porque ainda que haja uma mudança drástica para melhor nos rumos da economia, a corrupção permeou o seu governo e carimbou a marca das negociatas na presidente.

Por muito menos, em 1992, Fernando Collor de Mello teve seu processo de impeachment iniciado e teve que renunciar para não ser cassado, o que não adiantou. Naquela época não havia quantias vultuosas em transações pouco republicanas, mas havia esquema de financiamento de campanha, tráfico de influência, etc. Todos os ingredientes que estamos assistindo no governo Dilma Rousseff.

Porém, no governo Dilma Rousseff a questão foi muito mais profissional e extremamente danosa ao país. Além de terem desviado R$ 88 bilhões dos cofres da Petrobras, deixando-a em condições deploráveis perante o mercado internacional, há indícios que o PT recebeu nada menos que US$ 200 milhões para abastecer o caixa de campanha.

Vivemos num momento de crise econômica onde há uma recessão, inflação crescente e uma série de fatores que contribuem para que o governo Dilma Rousseff perca lastro perante a sociedade. Ainda que Dilma não tenha sido partícipe direta dos esquemas de corrupção, ela tem culpa por ter nomeado pessoas sem caráter para exercer funções de relevância no governo. Ela pode não ter roubado, mas evidentemente deixou roubar e isso é muito ruim para um chefe de estado.

Um impeachment neste momento pode dar ao Brasil a chance de colocar em pratos limpos todos os desmandos do atual governo e poderá também lograr ao país uma nova oportunidade de experimentar outros tipos de governabilidade.

Caso o impeachment seja efetivado até 2016, Michel Temer assumirá o governo interinamente até ser realizada uma nova eleição. No caso do impeachment ser apenas em 2017, Temer herdará o governo. Se não houver impeachment, estaremos a mercê de práticas escusas por mais 46 meses até terminar o mandato de Dilma.

Evidências para afastar Dilma Rousseff não faltam, resta saber se a sociedade no auge da informação vai preferir aguentar todos esses escândalos como se nada tivesse acontecido ou se irá pra rua como fez em 1992 contra Fernando Collor, ressaltando que por muito menos, e acabou tirando o presidente do poder.

Bruno Araújo – O deputado Bruno Araújo (PSDB) virou a sensação das redes sociais. O vídeo do seu discurso mostrando um áudio das promessas de campanha de Dilma Rousseff já tem quase 3 milhões de visualizações apenas no Facebook.

Paz e amor – O senador Fernando Bezerra Coelho volta a ter uma relação de cordialidade com o PSB de Pernambuco. Seu filho Fernandinho virou líder do partido na Câmara dos Deputados, já Miguel Coelho assumiu a presidência da Comissão de Agricultura da Alepe, ambos com o aval do governador Paulo Câmara.

Mendonça Filho – O deputado Mendonça Filho (DEM) continua sendo uma das sensações do Congresso Nacional. Líder do Democratas na Câmara, Mendonça está mantendo uma postura firme e combativa em relação ao governo Dilma Rousseff.

PDT – Com a ida de Wolney Queiroz para a presidência estadual do PDT, dissipam-se os rumores de que o deputado e o seu pai, o prefeito de Caruaru José Queiroz, possam sair da sigla. Agora caberá a Wolney estruturar o partido em Pernambuco visando as eleições de 2016.

RÁPIDAS

Prestígio – Mal chegou à Câmara dos Deputados e o deputado federal João Fernando Coutinho já assume posto de destaque na Casa. João será o vice-líder do PSB na Câmara Federal até 2016.

Balança Rolha – Uma das melhores prévias do Recife, o Balança Rolha do secretário de articulação política André Campos (PSB) realizará seu evento no próximo dia 12 na boate Pink Elephant.

Inocente quer saber – Por quê Vicente André Gomes nunca mais falou em construir a nova sede da Câmara Municipal do Recife?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login