Aumento das passagens foi justo
O governo de Pernambuco anunciou ontem o reajuste nas passagens de ônibus, no Anel A passará de R$ 2,15 para R$ 2,45, enquanto os demais anéis ficaram com o mesmo valor. Desde 2012 que não havia reajuste no setor. Os empresários queriam 24% de aumento, enquanto o governo trabalhava com 11%. Prevaleceu um reajuste de 13,95%.
Antes de qualquer coisa é importante considerar que os empresários de ônibus, apesar de terem lucros exorbitantes, tiveram aumento de custos operacionais, como aumento de salário de funcionários, aumento do combustível, dentre outros custos que acabam onerando o sistema. Nestes dois anos os reajustes ficaram congelados, o que nos leva a crer que o aumento repôs apenas a inflação acumulada.
Também ficou definida a implementação do Passe Livre para estudantes da rede pública de ensino, que será executada no segundo semestre. Apesar dos jovens que gostam de protestar não saberem fazer conta, esse passe livre tem um custo para o sistema que sequer foi colocado na conta das passagens.
O aumento no valor é justo e natural. Não cabendo protestos quanto a ele. O que deve ser solicitado pela sociedade como um todo é a melhoria do sistema. Não só a colocação de ônibus novos para os usuários, como também o aumento do efetivo, bem como a integração entre o sistema de ônibus e o metrô. O sistema é que precisa ser melhorado e não o preço da passagem que deve ser congelado.
PSOL – Bastou o PSOL chegar ao poder que o deputado Edilson Silva rompeu com o ex-candidato a governador Zé Gomes. Zé não gostou como foi feita a partilha dos cargos do gabinete de Edilson e acabou rompendo. Mal chegaram ao poder e já estão se engalfinhando.
Inflação – O governo federal comemorou que a inflação de 2014 ficou em 6,41%. Mesmo não tendo estourado o teto da meta que era de 6,5%, a situação é preocupante porque muitos reajustes que não foram dados em 2014 serão dados agora em 2015, o que leva a crer que este ano a inflação superará a casa dos 7%.
Mesa – O PSB já se deu conta que não há condições de ocupar os dois principais cargos da mesa diretora da Alepe. Sileno Guedes já considera a hipótese de entregar a presidência a Guilherme Uchoa ou a primeira-secretaria a Alberto Feitosa. A primeira opção parece a mais exeqüível.
Educação – O vice-governador Raul Henry, autor da Lei de Responsabilidade Educacional que está prestes a ser votada no Congresso, acompanhou a visita do ministro da Educação Cid Gomes ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Julio para conhecer as experiências do estado e da capital.
RÁPIDAS
FBC – O senador Fernando Bezerra Coelho, que assume o mandato em fevereiro, está animado para ser o senador das águas, como prometeu em campanha e também ser um dos influentes do Congresso Nacional, honrando a tradição dos senadores pernambucanos.
Via Mangue – A situação da Via Mangue está caótica. Além de não ter previsão de ser inaugurada a outra pista da via por falta de dinheiro, ela está completamente no escuro porque não tem nenhuma iluminação, colocando em risco a vida dos motoristas.
Inocente quer saber – O prefeito Geraldo Julio se arrependeu de atacar severamente a presidente Dilma Rousseff?


