Operação Lava Jato deflagra maior escândalo de corrupção do país
Ontem a Polícia Federal na sétima fase da operação lava jato que envolve a Petrobras e inúmeras empreiteiras prendeu dezoito envolvidos no escândalo conhecido como Petrolão. Estima-se que foram desviados dos cofres públicos para irrigar a corrupção cerca de R$ 10 bilhões.
O esquema envolve além da Petrobras inúmeras empreiteiras que prestam serviço para a estatal como a OAS, Engevix, Queiroz Galvão, Odebrecht, Camargo Corrêa, Mendes Júnior, dentre outras.
Entre os envolvidos, foi preso ontem o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque, que comandava junto com o ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef o esquema bilionário.
O escândalo da Petrobras se configura o maior esquema de corrupção do país, superando inclusive o Mensalão. Pelos próximos dias deveremos ter a divulgação do envolvimento de políticos no esquema, o que naturalmente pode não restar pedra sobre pedra tanto no Congresso Nacional quanto no governo federal.
Mais uma vez fica evidenciado o quanto é falho o nosso sistema político, haja vista que boa parte dos recursos auferidos com a corrupção na Petrobras servia para irrigar campanhas eleitorais, tanto em 2010 quanto as eleições deste ano.
Resta saber com os desdobramentos de mais este escândalo, ficará comprovado a ciência do ex-presidente Lula e da presidente Dilma no caso, ou se novamente eles dirão que não sabiam de nada.
Martelo batido – Os cargos de maior importância na Alepe são o de presidente e o de primeiro-secretário. Como não havia clima para mais um mandato de Guilherme Uchoa como presidente, ficou acertado que o novo comandante do legislativo será o deputado Waldemar Borges (PSB), enquanto Guilherme continuará na mesa ocupando a primeira-secretaria.
Engevix – Com o envolvimento da Engevix na operação Lava Jato, a Arena do Sport, que seria executada pela construtora e que já estava com dificuldades de ser colocada em prática muito provavelmente não sairá mais do papel.
Rodrigo Novaes – O deputado Rodrigo Novaes (PSD) tem se mostrado um grande opositor de Guilherme Uchoa na Casa Joaquim Nabuco. Ele chegou a afirmar que se Guilherme fosse candidato a presidente iria bater chapa com ele.
Oposição – Nem terminou a eleição deste ano e já tem gente pensando em 2016. Ontem um grupo de lideranças políticas de Jaboatão liderado por Joaquim Barretto e Fernando Gordinho se reuniu para traçar as estratégias de combate ao atual prefeito Elias Gomes.
RÁPIDAS
Luciano Vasquez – O secretário da Casa Civil de João Lyra Neto Luciano Vasquez deve ser um dos que serão aproveitados na equipe de Paulo Câmara. Provavelmente em outra secretaria.
Segundo escalão – Além das secretarias que devem ser reduzidas para vinte, muita gente está de olho no segundo escalão do governo Paulo Câmara. Autarquias como IRH, IPA, DETRAN, Ad-Diper possuem muito prestígio e agrada a muitos políticos ocupá-las.
Inocente quer saber – Teremos algum político pernambucano envolvido na operação Lava Jato?
Deixe um comentário