Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 21 de janeiro de 2017

Coluna do blog deste sábado

O Supremo Tribunal Federal precisa de Sergio Moro 

A Suprema Côrte brasileira é composta por onze ministros, que são os guardiões da Constituição, anteontem um lamentável episódio ceifou a vida de Teori Zavascki, que estava há quatro anos no cargo por indicação da ex-presidente Dilma Rousseff, o fato de Teori ser o responsável pela operação Lava-Jato abriu precedente para uma série de especulações de que não havia sido apenas um acidente mas sim um atentado que vitimou não só Teori como mais quatro pessoas que estavam na aeronave. É preciso que as autoridades competentes façam uma varredura para descobrir efetivamente a causa do acidente, pois é inaceitável que num período de menos de três anos tenha havido uma série de acidentes aéreos e com pessoas influentes da nossa república como o do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, então candidato a presidente da República, cujo vôo poderia ter também a presença da ex-senadora Marina Silva, que até hoje não foi completamente elucidado.

A morte de Teori ocorreu num momento crucial para a operação Lava-Jato, que estava em vias de homologar a delação da Odebrecht e que naturalmente implicaria políticos das mais variadas siglas partidárias e que detêm poder sobrenatural na nossa república. Ainda que tenha sido um mero acidente, as circunstâncias de que as decisões de Teori poderiam culminar dão margem para muitas interpretações que só serão dissipadas com investigações sérias e uma atitude pertinente com o momento em que vivemos, que seria a nomeação do juiz responsável pela Lava-Jato Sergio Moro para o Supremo Tribunal Federal.

Muitos questionarão que uma vez ministro do STF ele não poderia relatar o caso nem proferir qualquer decisão, uma vez que ele já atuou no caso na primeira instância, outros afirmarão que as investigações que tramitam em Curitiba podem ficar paralisadas caso haja mudança de juiz responsável, porém a chance de Sergio Moro ser alçado ao posto é extremamente pertinente, pois dos dez ministros que restaram, o mais próximo de sair compulsoriamente é Celso de Mello, que completa 75 anos em 2020, até lá ninguém sabe quais serão os rumos da Lava-Jato e qual será o papel de Sergio Moro para se tornar um novo ministro do Supremo Tribunal Federal.

Outro fator é que não existe nenhum jurista de lastro nacional para o posto, o ministro da Justiça Alexandre de Morais, cotado para o posto por alguns, é visto com ressalvas por muita gente, sobretudo pela sua forte ligação com os políticos, ele iria receber as mesmas críticas que Dias Toffoli e Gilmar Mendes receberam e continuam recebendo, por terem ligações com Lula e FHC, respectivamente. O trabalho impecável de Moro na Lava-Jato não retrocederá na primeira instância caso venha a ser substituído por outro magistrado, já no Supremo Tribunal Federal ele terá maiores condições de conduzir novas investigações sobre outros esquemas de corrupção, já que a especialidade dele é esta, sendo que desta vez ele poderá imprimir os rigores da Lei a políticos com foro privilegiado, fato que ele não tem acesso como juiz de primeira instância.

A entrada de Sergio Moro no Supremo Tribunal Federal neste conturbado momento em que vivemos poderá ser uma luz no fim do túnel para que o povo brasileiro possa voltar a se orgulhar das suas instituições, sobretudo da nossa Suprema Côrte.

Substituto – Há um forte indicativo que o ministro Celso de Mello assuirá a relatoria da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal em substituição ao ministro Teori Zavascki, mais antigo na Côrte e sempre muito discreto, Celso de Mello é o ministro com mais perfil para o posto neste momento de consternação nacional.

Presidente – O vereador Benjamim da Saúde poderá assumir nos próximos dias a presidência do Partido Ecológico Nacional (PEN) no Recife. Ele tem o apoio do colega vereador Davi Muniz, que foi uma das gratas surpresas da eleição passada, pois triplicou sua votação em relação a 2012 e poderá ser candidato a deputado federal em 2018.

Diálogo – Durante a visita de Levy Fidelix a Pernambuco, integrantes do PRTB, PHS e PRP discutiram os rumos das siglas para as eleições proporcionais em 2018. Nas eleições de 2014 as siglas menores se uniram e elegeram um deputado federal com menos de 30 mil votos que foi Kaio Maniçoba, eleito pelo PHS. As siglas esperam repetir a façanha em 2018.

Abastecimento – Em visita ao Agreste Setentrional ontem, o governador Paulo Câmara autorizou o início de duas obras estruturadoras para o setor hídrico do município de Limoeiro. A primeira é a expansão do sistema de abastecimento de água local, iniciando a 2ª etapa do Programa para o Fim do Racionamento e Redução de Perdas da Compesa (PRORED). O segundo investimento é a ampliação da captação de água a partir da Barragem Capina, na Mata Norte. Juntas, as obras vão custar R$ 1,6 milhão, beneficiando cerca de 45 mil habitantes.

RÁPIDAS

Imip – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) reuniu-se com o presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Gilliatt Falbo. No encontro, na sede da entidade, o parlamentar pernambucano se comprometeu em buscar recursos no Ministério da Saúde para que a instituição viabilize a construção de um Centro de Oncologia, entre outras ações.

Favorito – Após a morte de Eduardo Campos, o deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) se tornou a principal referência da política pernambucana e por isso ele é considerado por muitos como pule de dez para se eleger senador em 2018. Não há nenhum adversário a altura de Jarbas para desbancá-lo na disputa por uma das duas vagas no Senado no ano que vem.

Inocente quer saber – Falta mais algum acontecimento para abalar a nossa república?

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login