Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 16 de julho de 2016 1 comentário

Coluna do blog deste sábado

Centrão se dissolve sem Eduardo Cunha

O deputado Eduardo Cunha teve uma meteórica ascensão política na Câmara dos Deputados desde que assumiu o posto de líder do PMDB na Casa. Com brilhante capacidade de exercer liderança e poder, Cunha se cacifou para disputar a presidência da Câmara. Ele cresceu na Casa sobretudo pela falta de capacidade do Planalto comandado por Dilma Rousseff de exercer influência na Câmara. Cunha conseguiu construir, com maestria o centrão, que foi importante para a sua vitória e também para a queda de Dilma do governo.

Cunha comandava com mãos de ferro o centrão, que se via liderado por um grande articulador político. Porém, com os escândalos que culminaram no seu afastamento do cargo pelo STF ele começou a perder força na Casa, e os deputados, como todos os políticos, passaram a trabalhar com o instinto de sobrevivência, abandonando o ex-líder do centrão.

A evidência clara foram os votos de Rogério Rosso, candidato do grupo, que no primeiro turno obteve 106 votos, e no segundo míseros 170 votos. Esse é o atual tamanho do centrão com forte tendência de murchar ao longo das votações. Não há mais a figura daquele líder que possa exercer uma força centrípeta na Casa, como era Eduardo Cunha. Agora há uma forte expectativa que o Planalto voltará a ter esse protagonismo na Casa através de Michel Temer, pois a vitória de Rodrigo Maia, um deputado pouco admirado pelos pares, foi uma clara vitória do Planalto. Sem o aval de Temer, Rodrigo não tinha sequer cem votos.

Livre do centrão, que tinha elevado poder de barganha em relação a qualquer presidente da República, Michel Temer terá a tranquilidade necessária na Casa para fazer as mudanças que o Brasil precisa. A queda de Cunha, então baluarte do centrão, virou questão de tempo. Pois sem a figura maléfica dele na Casa, os deputados voltarão a ter uma maior tranquilidade para andar nas ruas, uma vez que a pauta Eduardo Cunha estará definitivamente sepultada.

Oficial – O deputado Sílvio Costa Filho (PRB) oficializou ontem a retirada da sua pré-candidatura a prefeito do Recife para apoiar a postulação do ex-prefeito João Paulo (PT). Silvio será candidato a vice-prefeito na chapa do petista, que contará com os seguintes partidos: PT, PRB, PTB, PTN e PTdoB. A coligação garante a João Paulo o segundo maior tempo de televisão da disputa, ficando atrás apenas de Geraldo Julio, que tentará a reeleição.

PP – O PP dos deputados Fernando Monteiro e Eduardo da Fonte oficializou o apoio à reeleição do prefeito Geraldo Julio em outubro. Além da capital pernambucana, o PP também vai marchar com o PSB em Petrolina. Antes apoiaria a postulação do deputado Odacy Amorim a prefeito, mas terminou ficando com o deputado Miguel Coelho (PSB).

Catende – O PSB estadual confirmou o apoio a pré-candidatura de Ivanilda Maria, a Danda de Otacílio, que disputará a prefeitura de Catende, na Zona da Mata Sul. No município, o partido continua sendo presidido pelo prefeito Otacílio Cordeiro e terá candidato próprio às eleições municipais. No próximo dia 31 de julho, durante a convenção municipal do PSB em Catende, que contará com presença da Executiva estadual do partido, Danda de Otacílio será confirmada como candidata do PSB.

Seminário – O ministro das Cidades, Bruno Araújo, confirmou presença no seminário “Questões relevantes para o setor construtivo” que o Sinduscon-PE promoverá na próxima segunda-feira, 18, na sede da entidade. Além do ministro o evento contará com presença da secretária Nacional da Habitação, Henriqueta Arantes, e representantes da Caixa Econômica Federal.

RÁPIDAS

Evidências – A pesquisa Datafolha divulgada ontem, que aponta o prefeito de São Paulo Fernando Haddad oscilando entre 8% e 11% apenas, evidencia a dificuldade que os candidatos do PT terão nas urnas em outubro. O desgaste da sigla tem atingido diversas lideranças políticas, e tende a puxar pra baixo inclusive João Paulo, candidato a prefeito do Recife.

Desafio – O maior desafio de Daniel Coelho a partir de agora será ultrapassar a candidatura de João Paulo. Dez pontos separam o petista do tucano na pesquisa Ipespe divulgada recentemente. Se Daniel acertar no discurso e suplantar João Paulo, será difícil segurar a sua candidatura num segundo turno contra o prefeito Geraldo Julio.

Inocente quer saber – A saída de Silvio Costa Filho do páreo beneficiou Daniel Coelho?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Comentários

  1. William Pontes diz

    16 de julho de 2016 em 11:35 am

    O Datafolha tão ágil só não faz pesquisa para auferir a popularidade de Temer. Fato altamente estranho. Quanto ao Centrão (????) um agrupamento fisiológico que será altamente pago pelo detentor do poder. Caso contrário não leva nada na Câmara.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Governo de Pernambuco é reconhecido nacionalmente no Prêmio MapBiomas; vice-governadora Priscila Krause participa do evento
Em Cupira, Eduardo Lira obteve aprovação na Câmara, por 10×1, para o projeto de lei que autoriza a linha de crédito no valor de até R$ 39 milhões
Rodrigo Pinheiro é o prefeito com maior peso político do PSD
Coluna deste sábado
Secretário Anderson Luiz destaca atuação de Fernando Monteiro: “O deputado que mais trouxe recursos para Caruaru”
DataTrends divulga sua primeira pesquisa sobre a disputa presidencial de 2026
Governo de Pernambuco abre concorrência de licitação da PE-145
Prefeito Biu Abreu participa do “Recordando o São João” no Arraiá da Vila em Orobó
Miguel Coelho participa da abertura do Defesa Lilás, movimento de formação feminina do União Brasil
Câmara Municipal participa das comemorações pelos 148 anos da cidade e destaca avanços para o futuro do Cabo

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar