Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 21 de junho de 2014

Coluna do blog deste sábado

Se for eleito senador, João Paulo fará novo mandato apagado?

João Paulo foi eleito vereador do Recife em 1988 pelo PT, quando em 1990 disputou e alcançou um mandato de deputado estadual. Nas eleições de 1992 disputou pela primeira vez um cargo majoritário – tentou, sem sucesso, ser prefeito de Jaboatão dos Guararapes – em 1994 foi reeleito deputado estadual e pela primeira vez em 1996 foi candidato a prefeito do Recife, quando novamente perdeu uma eleição, ficando em terceiro lugar perdendo para Roberto Magalhães e João Braga. Em 1998 alcançou mais um mandato de deputado estadual. Foi quando tentou a prefeitura do Recife novamente e venceu em 2000, numa eleição atípica desbancou o então favorito Roberto Magalhães (PFL) que buscava a reeleição no segundo turno. Assumiu em 2001 e fez uma gestão com alguns equívocos mas também recheada de acertos que lhe deram aprovação recorde e a condição de fazer o sucessor em 2008. Depois que saiu da prefeitura, João Paulo nunca mais encontrou seu rumo, foi secretário-relâmpago de Eduardo Campos depois de tentar, sem sucesso, virar ministro de Lula e foi eleito deputado federal em 2010, sendo o terceiro mais votado no estado e o mais votado da capital pernambucana. Como já tinha sido prefeito do Recife, esperava-se que a passagem pelo executivo pudesse transformá-lo num bom parlamentar. Na prática isso não aconteceu, com mais de três anos na Câmara dos Deputados, o ex-prefeito do Recife faz um mandato extremamente apagado, não figurando sequer entre os 150 “cabeças” do Congresso Nacional. Seus projetos de Lei – 40 no total – não tiveram tanta repercussão e pouquíssimos foram sancionados pelo Poder Executivo. Na disputa pelo Senado, vale uma comparação com a legislatura atual que conta com Humberto Costa, Jarbas Vasconcelos e Armando Monteiro, todos respeitadíssimos por suas atuações na Câmara Alta. Se vier a ser eleito senador da República por Pernambuco, esperamos que João Paulo melhore muito a sua atuação parlamentar no intuito de manter o nível dos senadores que Pernambuco manda para Brasília.

Bancadas mantidas – o STF manteve a distribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados e nas Assembléias Legislativas. Com isso Pernambuco seguirá com 25 deputados federais e 49 deputados estaduais.

PSB – Mesmo que não venha a vencer a presidência da República, Eduardo Campos tem grandes chances de colocar o PSB no rol dos grandes partidos nacionais. No Rio de Janeiro pode eleger Romário para o Senado, em São Paulo pode eleger Márcio França vice-governador e na Bahia briga com chances com Lídice da Mata para o governo e Eliana Calmon para o Senado.

Raquel Lyra – A deputada Raquel Lyra (PSB) está sendo ventilada como uma das mais votadas da eleição deste ano. O resultado de 2014 terá papel nas eleições de 2016, quando ela tentará ser prefeita de Caruaru. Estourar nas urnas virou prioridade para a filha do governador. Na eleição passada obteve 49.610 votos.

Jarbas Vasconcelos – Muita gente está elogiando a postura do senador Jarbas Vasconcelos nesta fase da campanha eleitoral. Pouco afeito aos conchavos e ao corpo a corpo, Jarbas vem seguindo uma maratona de agendas como se fosse um principiante como há muito não se via.

RÁPIDAS

João da Costa – O ex-prefeito do Recife João da Costa será candidato a deputado federal pelo PT. Hoje é tido como o postulante mais competitivo do partido para chegar a um mandato na Câmara dos Deputados.

Eduardo da Fonte – O deputado Eduardo da Fonte anunciará o rumo que o PP tomará nas eleições no próximo dia 25, no Recife Monte Hotel. A tendência é que o partido siga mesmo com a Frente Popular.

Inocente quer saber – Será que o PDT nacional voltará atrás da imposição feita em Pernambuco na próxima segunda-feira?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login