Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 29 de março de 2016

Coluna do blog desta terça-feira

Dilma já está tomando café frio 

Em política quando um prefeito, governador ou presidente da República está prestes a concluir seu mandato, as pessoas costumam dizer que o detentor do mandato já está tomando café frio porque até a senhora do café não vê a hora do político sair do cargo para dar lugar ao novo titular do cargo. Exercendo o mandato há cinco anos e três meses, Dilma Rousseff está nesta situação, pois além de ostentar o pior índice de popularidade da história recente, não consegue mais dialogar com mais ninguém senão os xiitas defensores do seu governo.

Um governo, diga-se de passagem, extremamente incompetente e incapaz de apontar um norte para o país. Isso aconteceu desde 2011 quando a presidente foi obrigada a trocar uma série de ministros por escândalos de corrupção, e que parecia andar em piloto automático até a chegada das manifestações de junho de 2013 durante a Copa das Confederações. A popularidade de Dilma, que até então era considerada alta, virou pó em pouco tempo, parecendo um castelo de areia. E desde aquele momento o cenário só fez se complicar.

Já haviam sinais de que os tempos de Dilma seriam sombrios, pois a economia começava a degringolar, o Brasil perdeu a Copa de maneira exdrúxula sendo goleado por 7×1 pela Alemanha depois do país investir bilhões na “Copa das Copas”, que deixou como legado para os brasileiros dívidas e mais dívidas, além de uma série de estádios considerados elefantes-brancos com obras superfaturadas.

No processo eleitoral de 2014 um cenário atipico. A morte de um presidenciável de forma trágica era mais um sinal que aquela eleição seria péssima para o país. No desdobrar da disputa depois da morte de Eduardo Campos, Marina Silva subiu como um foguete até ser abatida em pleno voo pela campanha difamatória e agressiva praticada por Dilma Rousseff. No segundo turno Dilma continuou batendo nos adversários, agindo como uma máquina de destruir reputações, a vítima desta vez foi Aécio Neves.

No dia da eleição um fato inusitado, pela primeira vez desde que as urnas eletrônicas foram instituídas a apuração foi mantida em sigilo por um grupo de “auditores” do TSE, fato este que colocou em dúvidas a legalidade do pleito. Sobretudo por considerar que até 80% das urnas apuradas o presidente da República era Aécio Neves. Apesar de reeleita, Dilma nunca conseguiu se legitimizar no cargo, talvez a maldição de uma série de acontecimentos tenebrosos que culminaram na sua eleição. O que começa mal dificilmente termina bem. O impeachment de Dilma Rousseff é o remédio necessário ao país para fugir deste ambiente negativo que foi ocasionado pela petista, que não tem, nunca teve e nunca terá envergadura para exercer o cargo que exerceu durante cinco anos e três meses. Dilma já vai tarde e o Brasil agradece.

Titulares – Os secretários André de Paula (Cidades), Sebastião Oliveira (Transportes), Felipe Carreras (Turismo) e Danilo Cabral (Planejamento), todos deputados federais decidiram voltar para os seus respectivos mandatos em Brasília para votarem a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Com a decisão voltam para a suplência os atuais deputados Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Cadoca e Raul Jungmann, este último retomará seu mandato na Câmara Municipal do Recife.

Nilton Mota – Diferentemente do que publicamos ontem de que o secretário de Agricultura Nilton Mota voltaria ao seu mandato de deputado estadual no dia 2 de abril para disputar a prefeitura de Surubim, na verdade a data será dois meses depois, ou seja, 2 de junho. Com isso o deputado Marcantonio Dourado continuará no mandato até junho, mas o Palácio deverá fazer uma engenharia para mantê-lo no cargo convocando algum deputado estadual da Frente Popular para o secretariado.

Diálogo – As conversas do prefeito Elias Gomes com o governador Paulo Câmara sobre a sucessão em Jaboatão dos Guararapes têm sido intensas. Na tarde de ontem, o PSB esteve novamente na pauta do tucano, desta vez numa longa conversa com o vice-prefeito Heraldo Selva. A expectativa da gestão municipal é que a aliança que reelegeu Elias Gomes em 2012 entre PSDB e PSB possa ser reeditada em 2016.

Debandada – O PMDB votará hoje o afastamento da presidente Dilma Rousseff com a entrega dos cargos que ocupa na Esplanada dos Ministérios. O primeiro a se afastar foi Henrique Eduardo Alves, que estava ocupando o ministério do Turismo. A expectativa é que o partido decidirá por unanimidade o desembarque do governo Dilma Roussseff.

RÁPIDAS

Liberados – Depois do PMDB sinalizar o rompimento, os partidos da base de Dilma Rousseff decidiram liberar suas bancadas na votação do impeachment. Será assim com PSD, PTB, PR e PP. Mais de 70% das bancadas destes partidos estão alinhadas com o impeachment de Dilma Rousseff.

Ausentes – O vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, não devem participar da reunião do diretório nacional do PMDB. Esse foi o entendimento dos caciques do PMDB, depois que se definiu que a legenda tomará uma posição por aclamação pelo desembarque do governo Dilma.

Inocente quer saber – Os votos a favor do impeachment passarão de 400 na Câmara dos Deputados?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Governo de Pernambuco formaliza parceria com Insper para criação do Laboratório de Cidades
César Ramos participa do programa Microfone Aberto na Rádio Clube de Pernambuco
Governo de Pernambuco e Ministério de Portos e Aeroportos firmam termo de compromisso para investimentos em dragagem e arrendamento do Terminal de Passageiros do Porto do Recife
Governo de Pernambuco vai entregar mais de 600km de estradas até o fim do ano
Anderson Correia mostra força de articulação política em defesa dos taxistas de Pernambuco ao lado de Eduardo da Fonte
Coluna desta quarta-feira
Administração de Fernando de Noronha participa do anúncio oficial da Refeno 2025 em coletiva de imprensa no Recife
Coluna deste sábado
Cemafauna participa de oficina nacional que avalia risco de extinção de peixes
Águas de Pernambuco: Governadora Raquel Lyra lança o Prosar, o maior programa de saneamento para comunidades rurais da história do Estado

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar