Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 29 de setembro de 2015

Coluna do blog desta terça-feira

PSDB sai do muro e decide fazer oposição 

O PSDB perdeu quatro disputas presidenciais por ter medo de defender o seu legado e contestar os governos do PT. Nas eleições passadas decidiu, ainda que timidamente, defender os avanços obtidos pelo governo Fernando Henrique Cardoso, e acabou percebendo que não há essa hostilidade toda ao ex-presidente como parecia que havia.

No decorrer do governo Dilma Rousseff iniciado em janeiro, ficou evidente que o PT omitiu inúmeras informações sobre a realidade econômica do país. Além disso prometeu uma série de coisas que sabia que não iria cumprir. Configurando assim um dos maiores estelionatos eleitorais da história do Brasil, se não for o maior.

Ontem o PSDB decidiu deixar de uma vez por todas aquela oposição mamão com açúcar que se habituou a fazer ao longo dos governos do PT e partir para o ataque contra o governo Dilma Rouseff, o PT e o ex-presidente Lula. Mostrou máscaras de Dilma, evidenciando uma comunicação eficiente que com gestos e frases de efeito imputaram a pecha de mentirosa na presidente, apresentou pessoas humildes arrependidas de terem votado na presidente, os panelaços, etc.

Ao final deixou uma reflexão sobre o sentido de golpe que o PT quer “vender” em caso de ser efetivado o impeachment de Dilma Rousseff. Pela primeira vez em muitos anos o PSDB fez um programa partidário irretocável. Mostrando que enfim aprendeu não só a fazer oposição mas principalmente dialogar com a sociedade.

Parece que as quatro derrotas consecutivas e o cenário de caos que se estabeleceu no país fizeram o PSDB aprender a ser oposição de verdade.

Timbaúba – O deputado federal Marinaldo Rosendo exigiu a expulsão do vereador de Timbaúba Tiba do PSB. Tiba era o presidente do diretório municipal do partido e era filiado há mais de trinta anos. A exigência de Marinaldo foi apenas porque o vereador decidiu não apoiá-lo para deputado federal. A cúpula socialista acatou a solicitação.

Em Família – O deputado estadual Manuel Botafogo (PDT) utilizou o Facebook para responder ao sobrinho Junior Botafogo as críticas feitas pelo sobrinho de que o deputado estava querendo muito sendo novamente candidato a prefeito de Carpina, quando na verdade poderia continuar como deputado e deixar o sobrinho tentar ganhar a prefeitura. O deputado chegou a dizer que se o sobrinho for pra um lado ele irá pra outro, configurando assim o rompimento entre ambos, que já era especulado na região.

Lógica – O colunista Cláudio Humberto levantou a tese de que o governador Paulo Câmara e a viúva do ex-governador Eduardo Campos, Renata Campos, podem ser candidatos a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Aécio Neves. Mas pela lógica o governador deve buscar a reeleição, enquanto a ex-primeira-dama não deve querer entrar para a política. Se um socialista de Pernambuco for indicado ao posto, tende a ser o prefeito do Recife Geraldo Julio, caso seja reeleito no ano que vem.

Carpina – O prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) reuniu a sua bancada da Câmara Municipal para discutir as ações da sua gestão. O encontro contou com a presença dos vereadores Bruno Ribeiro, Dr. Marinaldo, Professor Rogério, Dedé Lanche, Lebre, Mica Fontes, Tota Barreto e Zezé Saúde. Além do presidente da Câmara Dudu Izidoro e dos secretários Neco da Kombi, Júnior de Salete e Preto do Ipsep, que também são vereadores licenciados.

RÁPIDAS

Itapissuma – O governador Paulo Câmara recebeu ontem no Palácio do Campo das Princesas o pré-candidato a prefeito de Itapissuma Carlos Pereira (PSB). O gesto do governador sinalizou um apoio ao projeto do PSB no município e contou com a presença do vice-governador Raul Henry e do presidente da Alepe deputado Guilherme Uchoa.

Paudalho – O empresário e ex-vereador Leo Coutinho (PDT) afirmou que possui o desejo de governar a sua cidade, deixando claro que poderá estar na disputa pela prefeitura de Paudalho nas eleições do ano que vem como uma espécie de terceira via. O pedetista conta com o apoio dos deputados Manuel Botafogo e Guilherme Uchoa para viabilizar seu projeto.

Inocente quer saber – O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) enfim apreciará o pedido de impeachment de Dilma Rousseff como prometeu?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Bolsonaro fala que não precisa ser presidente se tiver maioria no Congresso
Neoenergia Pernambuco amplia pontos de atendimento presencial em Palmares, Afogados da Ingazeira e Ouricuri
Estado conclui celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador com solenidade, exposição artística e estátua de Frei Caneca
Estudantes e professores da rede municipal do Recife embarcam para os Estados Unidos
DIA MEMORÁVEL: Com indicações de Débora Almeida, São Bento do Una celebra entregas do Governo do Estado para Agricultura, Saúde e Segurança
Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Lula Cabral discutem investimentos de mais de R$ 4 bilhões para o Cabo
Diego Cabral sanciona lei que torna o Fundo Previdenciário do Município de Camaragibe uma autarquia e órgão passa a se chamar CamaragibePrev
Eduardo Mota preside comissão que vai analisar nova Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife
Missa do Vaqueiro encerra São João de Petrolina com bênçãos e devoção à cultura sertaneja
“O PT precisa estar forte, precisa estar unido”, diz Carlos Veras

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar