Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:01 am do dia 25 de setembro de 2015

Coluna do blog desta sexta-feira

PMDB cada vez mais interessado no Planalto

Após uma movimentação da presidente Dilma Rousseff em reformar o seu ministério mantendo a hegemonia do PMDB na equipe do governo federal, o partido levou ao ar ontem o seu programa partidário em cadeia nacional. A peça publicitária, além de enaltecer a figura de Michel Temer, trouxe críticas veladas ao atual momento que vive o governo da presidente Dilma Rousseff.

Com as principais estrelas do PMDB no programa, ficou evidente que o partido, pela primeira vez em muitos anos, está convergindo para um único caminho: ocupar o Palácio do Planalto em breve através do vice-presidente Michel Temer. O atual cenário de crise não interessa a ninguém, muito menos aos políticos experientes do partido, que já vivenciaram momentos parecidos ou até piores do que o atual.

Eles sabem que um governo fraco cria um país fraco e enfraquece ainda mais a sociedade. A indústria e o comércio perdem, os políticos ficam ainda mais desacreditados e mais vulneráveis a críticas da sociedade. Enfim, é um ciclo vicioso que prejudica a todos. Postergar essa crise só fará mal ao Brasil e aos brasileiros.

O toma lá dá cá patrocinado pelo Palácio do Planalto numa força-tarefa anti-impeachment servirá para que os fisiológicos possam tirar ainda mais proveito do moribundo governo Dilma, mas com o cenário se agravando, o PMDB tende a pular do barco, e dá vários sinais que fará isso, porque será o herdeiro natural do Palácio do Planalto. Uma vez quebrando a tendência de crise e levando o país a uma sobrevida econômica e política, ainda que tímida, já terá pavimentado o discurso do partido para 2018, haja vista que não existe nenhum nome natural para o processo pós-Dilma das eleições presidenciais de 2018.

A reforma ministerial pode servir sim, para que o ônus do desgaste de uma composição como a que está sendo feita recaia sobre os ombros de Dilma Rousseff. Para que, em caso de impeachment, a redução de ministérios, sempre traumática para qualquer governo, já esteja feita, e que apenas alguns ajustes sejam viabilizados num eventual e cada vez mais provável governo Michel Temer, que junto com o PMDB, aparecerão como salvadores da pátria e únicos capazes de tirar o Brasil do colapso. A senha foi dada ontem.

Eduardo Cunha – O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) em resposta a questão de ordem apresentada pelo deputado Mendonça Filho (DEM), afirmou que na próxima semana iniciará o processo de análise dos treze pedidos de impeachment que tramitam na Casa.

Contra – A bancada dos nanicos na Alepe, composta por Beto Acciolly e Professor Lupercio (Solidariedade), João Eudes (PRP), Joel da Harpa (PROS) e Eduino Brito (PHS), decidiu votar contra o ajuste fiscal proposto pelo governador Paulo Câmara. Integrantes da bancada governista, os nanicos, ao tomarem esta decisão, demonstram insatisfação com o tratamento que vêm recebendo do Palácio do Campo das Princesas.

Encontro – Rodrigo Rollemberg (DF), Ricardo Coutinho (PB) e Paulo Câmara (PE), os três governadores do PSB, se reunirão na próxima quarta-feira com a presidente Dilma Rousseff em Brasília para tratar de questões administrativas e políticas. Mesmo o PSB sinalizando apoio ao impeachment de Dilma, os governadores optaram por se posicionarem contra o processo.

Rede – O ex-governador João Lyra Neto e sua filha, a deputada Raquel Lyra pretendem se filiar ao PSDB visando a candidatura de Raquel a prefeita de Caruaru, mas já há quem considere a hipótese dos Lyra de Caruaru migrarem para a Rede Sustentabilidade da ex-senadora Marina Silva.

RÁPIDAS

Estatuto – O deputado federal Anderson Ferreira (PR) comemorou a aprovação ontem do Projeto de Lei 6.583/13 que cria o Estatuto da Família, de autoria do pernambucano, na Comissão Especial da Câmara dos Deputados por 17 votos a 5. Agora o projeto vai para apreciação do Senado.

Mercadante – A presidente Dilma Rousseff segue insistindo em manter o ministro Aloizio Mercadante na Casa Civil. Pivô de uma série de problemas entre o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, a permanência dele no cargo não ajuda em nada a situação de Dilma perante os deputados e senadores.

Inocente quer saber – O prefeito Vado da Farmácia gosta de rasgar dinheiro do povo do Cabo de Santo Agostinho dando R$ 200 mil a uma gravação de DVD?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Wine Day movimenta o Vale do São Francisco na 25ª Fenearte
Projeto de Eduardo da Fonte que obriga bancos a informar saldos de contas inativas após falecimento é aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor
Nova filiada ao partido, Cristiane Moneta assume o PSDB Mulher em Pernambuco
Câmara de Toritama realiza sessão com foco em infraestrutura, educação e valorização de servidores
Prefeita Carol Jordão realiza 3ª Conferência de Políticas para MulheresPrefeita Carol Jordão realiza 3ª Conferência de Políticas para Mulheres
Prefeito de Saloá declara apoio à reeleição do senador Dueire
Irmão Aluízio anuncia São João de Belo Oriente 2025 com grandes atrações e mensagem de união
Deputado Jeferson Timóteo oficializa apoio a Eduardo da Fonte: “É o melhor nome para o Senado”
Antônio Moraes comemora início das obras de reconstrução da histórica Ponte dos Holandeses, em Itamaracá
Vice-prefeito de Buenos Aires deixa o PSD, se filia ao PSDB e declara apoio a Gabriel Porto

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar