Os nomes do Listão do Janot
Deve ser divulgada hoje a lista dos políticos que receberam propinas do esquema de lavagem de dinheiro dos cofres da Petrobras. Mas na mídia nacional já saiu uma lista preliminar com alguns nomes. Muitos deles com grande notoriedade na cena política nacional e excelente trânsito junto ao governo federal.
Após a divulgação dos nomes de diretores da Petrobras, doleiros e diretores de construtoras, a lista mais esperada era essa que envolve os políticos. De Pernambuco ainda não há nada concreto, apenas especulações que Sérgio Guerra e Eduardo Campos, já falecidos, figurem na lista oficial, bem como o deputado federal Eduardo da Fonte (PP).
No tocante ao plano nacional, os nomes que surgiram ontem foram os senadores Gleisi Hoffman, Lindbergh Farias, Renan Calheiros, Romero Jucá, Fernando Collor e Edison Lobão bem como o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados.
Também estariam envolvidos nomes como o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o atual governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, Tião Viana que é governador do Acre e Mario Negromonte que já foi ministro das Cidades.
Ao longo do dia deveremos ter o listão completo dos envolvidos, mas só a lista preliminar coloca na vala comum o ex-presidente Fernando Collor e o ex-cara pintada Lindbergh Farias, que protagonizaram a política brasileira em 1992 com o processo do impeachment. E isso naturalmente mostra as voltas que a vida dá. Collor, reincidente, mostra que não aprendeu nada com o impeachment, enquanto Farias mostrou que era mais um hipócrita que estava ávido por chegar ao poder para ser tão corrupto quanto o presidente que ele queria tirar do cargo.
Nada como um dia atrás do outro.
Selic – Após o comitê de política monetária estipular a taxa básica de juros para 12,75%, o Brasil voltou a ter a maior taxa de juros reais do mundo. Reflexo da péssima condução da economia por parte do governo Dilma Rousseff ao longo dos anos.
Dólar – O Dólar já conseguiu alcançar a casa dos três reais. Existe uma forte tendência que a moeda americana consiga ultrapassar a casa dos quatro reais pelos próximos meses. A última vez que isso ocorreu foi em 2002 quando havia o risco da vitória de Lula e a incerteza de como seria a condução da economia por parte do PT.
Atraso – As bandas de forró de Pernambuco estão extremamente aborrecidas com o governo do estado. Isso porque ainda não receberam os cachês do São João de 2014. Mas existe a informação que os cachês das grandes bandas que tocaram no carnaval deste ano já foram pagos. Os forrozeiros estão entrando com uma ação contra o estado para reaver o dinheiro.
Ausência – Desde que o juiz Márcio Fernando de Aguiar Silva virou desembargador que a quarta vara de sucessões e registros públicos da capital no fórum Joana Bezerra está sem um juiz titular. Dr. Romão Ulisses Sampaio está acumulando com a quinta vara mas não está conseguindo dar conta do recado.
RÁPIDAS
Jorge Corte Real – O deputado federal Jorge Corte Real (PTB) está integrando a comissão de desenvolvimento econômico. Jorge preside a Fiepe e é membro da Confederação Nacional da Indústria. O pernambucano tem vasta experiência na área e poderá contribuir bastante com a comissão.
Igarassu – O governador em exercício Guilherme Uchoa participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Igarassu para tratar das demandas do município. Guilherme Uchoa tem forte penetração no município e pretende um dia ser prefeito de lá.
Inocente quer saber – Humberto Costa terá seu nome envolvido na Operação Lava Jato?
Deixe um comentário