Pronunciamento de Dilma não traz fato novo e aumenta desgaste
A presidente Dilma Rousseff aproveitou o dia internacional da Mulher para falar à nação sobre os rumos da economia e sobre o seu governo como um todo. Nos mais de quinze minutos que a presidente esteve em cadeia nacional de televisão, as críticas foram grandes nas redes sociais e até mesmo nas residências pelo Brasil afora. Teve gente que fez panelaço contra a presidente Dilma Rousseff entoando um Fora Dilma.
Esperava-se que a presidente pudesse trazer fatos novos sobre seu governo, sobretudo a redução de ministérios e consequentemente diminuição do custeio da máquina pública federal, que é elevado pelos seus quase quarenta ministérios, estimado em cerca de R$ 800 bilhões por ano. Nada disso foi anunciado. A presidente quis colocar a culpa do fracasso da economia brasileira na conjuntura internacional, mas vale ressaltar que muitos países, inclusive na América Latina, possuem hoje um crescimento maior e uma inflação menor que no Brasil.
Naturalmente não dá pra colocar a culpa no cenário econômico internacional. Essa culpa é do governo que gasta muito e gasta mal. Uma hora a fatura iria chegar. E o governo Dilma Rousseff optou pelo fim das desonerações e nos cortes em programas como Fies, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia, dentre outros. Bem como mexer em direitos adquiridos como as pensões e aposentadorias do INSS e o seguro-desemprego, dificultando o acesso dos brasileiros aos benefícios.
O cenário político que está instalado no Brasil é de completo caos. Não bastasse as inúmeras denúncias de irregularidades na Petrobras, bem como um cenário econômico completamente desfavorável, não há um mea-culpa do governo Dilma. O governo é incapaz de reconhecer os seus erros e tentar fazer diferente para melhorar o país.
O resultado não poderia ser outro: desgaste. E no próximo dia 15 as manifestações deverão chegar com força. Dilma ontem acabou de botar mais lenha na fogueira ao falar mais do mesmo e não apresentar nenhuma medida efetiva para melhorar o panorama.
Academia – A prefeitura do Recife inaugura hoje mais uma Academia Recife na Praça do Hipódromo. Será a décima primeira unidade do equipamento. A Academia Recife é um projeto da Secretaria de Turismo e Lazer, comandada pelo secretário Camilo Simões.
Solenidade – O governador Paulo Câmara retornou ontem do México onde foi receber um prêmio concedido pela OEA sobre o programa Mãe Coruja. Hoje ele realizará um evento comemorativo no jardim do Palácio do Campo das Princesas sobre o Dia Internacional da Mulher.
Haroldo Duarte – O dentista Haroldo Duarte, que é pré-candidato a vereador do Recife, marcou presença na abertura do Programa de Educação Continuada em Geriatria e Gerontologia. O evento ocorreu no salão de convenções do Real Hospital Português.
Pacto – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PSDB) propôs um pacto entre PT e PSDB para encontrar soluções para os atuais problemas do Brasil. O ex-presidente FHC é contrário à ideia e diz que o diálogo dos tucanos tem que ser com a sociedade haja vista que o PT não tem mais nada a oferecer ao país.
RÁPIDAS
Turismo – O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco Felipe Carreras anunciou a contratação de Bruno Ribeiro para trabalhar na sua equipe. Bruno, de 22 anos, é o primeiro turismólogo com síndrome de Down do Brasil.
Debate – O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Armando Monteiro Neto (PTB) participará de um almoço-debate promovido pelo LIDE Pernambuco. O evento será na próxima segunda-feira e contará com a presença dos senadores Humberto Costa e Fernando Bezerra Coelho.
Inocente quer saber – Dilma Rousseff será a presidente mais impopular da história do Brasil?



