Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 8 de dezembro de 2014 Deixe um comentário

Coluna do blog desta segunda-feira

PMDB volta ao protagonismo em Pernambuco

O PMDB de Jarbas Vasconcelos chegou ao governo de Pernambuco nas eleições de 1998 após fazer uma aliança com o antes adversário PFL e acabou derrotando Miguel Arraes, que disputava a reeleição. Com a vitória de Jarbas muitas figuras ganhariam destaque na política, dentre eles o então vice-prefeito do Recife Raul Henry.

Outro nome da época que ganhou destaque foi Cadoca, tido como um dos expoentes e poderosos do PMDB. Cadoca chegou a disputar a prefeitura do Recife em 2004, quando acabou perdendo para João Paulo. Aquela derrota começava a desenhar um tempo de vacas magras para a turma de Jarbas Vasconcelos.

Isso foi confirmado em 2006, que apesar de eleger Jarbas para o Senado, não conseguiu transferir o prestígio para Mendonça Filho que acabou perdendo o governo de Pernambuco para Eduardo Campos. Na eleição de 2008 Raul Henry tentou a prefeitura do Recife, e apesar de ter apresentado boas propostas e crescido no final, ficou em terceiro lugar.

Nas eleições de 2010 uma acachapante derrota de Jarbas para Eduardo colocou em xeque a importância do jarbismo em Pernambuco. Até 2012 quando Raul Henry num gesto muito altruísta decidiu retirar sua candidatura a prefeito do Recife para apoiar a candidatura de Geraldo Julio. Naquela eleição estava selada a retomada da aliança entre Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos, que até então eram adversários figadais.

Com a vitória de Geraldo Julio, o jarbismo ofertou ao prefeito do Recife muita gente qualificada como Roberto Pandolfi, Murilo Cavalcanti e João Braga. Estava ali começando o renascimento do jarbismo. E se confirmou em 2014.

A Frente Popular de Pernambuco teve como candidato a vice-governador Raul Henry, um arquiteto da aliança entre PMDB e PSB. Jarbas para facilitar a vida de Eduardo desistiu do Senado e foi para a Câmara dos Deputados. Com a morte de Eduardo Campos em agosto, Pernambuco ficou semi-órfão de líderes políticos, já que Joaquim Francisco, Marco Maciel e Roberto Magalhães haviam saído de cena.

Isso se confirmou com a estrondosa votação de Jarbas para a Câmara dos Deputados, e possibilitou legar ao ex-governador de Pernambuco um protagonismo político que ele havia passado quase oito anos distante. Como protagonista da política local novamente, Jarbas Vasconcelos dará as cartas no governo Paulo Câmara, tendo o vice-governador Raul Henry como o grande interlocutor do PMDB e do jarbismo.

Geraldo Julio – O prefeito Geraldo Julio está com dificuldades de manter a tropa unida visando a sua reeleição. É que dentro da Frente Popular muita gente tem reclamado da falta de traquejo do prefeito pra lidar com os problemas da gestão e sobretudo para tratar das demandas políticas de aliados.

Perdas – O ano de 2014 ficará marcado por muitas perdas, mas na política sem sombra de dúvidas farão muita falta o ex-senador Sérgio Guerra e o ex-governador Eduardo Campos, falecidos este ano.

Morro da Conceição – Hoje será notada a ausência de Eduardo Campos na festa de nossa senhora da Conceição. Quando era vivo Eduardo não perdia uma festividade sequer e essa tradição vinha de antes de ser governador de Pernambuco.

Silvio Costa Filho – De olho na prefeitura do Recife, o deputado Silvio Costa Filho (PTB) engrossou o caldo contra o PSB. Mira o governo estadual e a gestão municipal, e tende a ser o líder da oposição na Alepe a partir de janeiro.

RÁPIDAS

Eduardo Cunha – Candidato a presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ) conta com inúmeros apoios. Dentre eles o deputado federal eleito Jarbas Vasconcelos.

Renan Calheiros – Já no Senado Renan caminha para continuar presidindo a Casa pelos próximos dois anos. Ele é um aliado de peso do governo e Dilma não quer perder o comando da Câmara Alta.

Inocente quer saber – Geraldo Julio é ruim de serviço?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Jarbas Vasconcelos rompe com Raul Henry e declara apoio ao filho na disputa pelo comando do MDB-PE
Prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, destaca compromisso com a zona rural ao entregar novos tratores
Fred Ferreira entrega Título de Cidadão do Recife ao pastor Ozéias Santos em noite de homenagens na Câmara
Getúlio Belém: liderança, compromisso e resultados à frente da Câmara de Jaboatão
Simão Durando lança plataforma para avaliar atendimento nos serviços públicos de saúde e educação em Petrolina
Jaboatão dos Guararapes promove palestra sobre inovação urbana com foco em mobilidade e acessibilidade
MEC fará recomposição de R$ 400 milhões do orçamento das universidades
Governadora Raquel Lyra entrega Carretas da Mulher Pernambucana
Casarão histórico nas Graças será transformado em Centro de Convivência para Idosos
Pedro Campos: “Lula vai garantir energia de graça para 17 milhões de famílias de baixa renda”

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar