Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 18 de julho de 2016 Deixe um comentário

Coluna do blog desta segunda-feira

Lula caminha para um fim melancólico 

Lula disputou cinco eleições presidenciais, perdendo três e vencendo duas, e se tornou a maior liderança política da esquerda brasileira. Conseguiu ao longo dos oito anos do seu governo sair com elevada aprovação e emplacar a sua sucessora. Foi beneficiado por uma conjuntura econômica nacional e internacional bastante favorável, mas teve os méritos de ser um político habilidoso e saiu ileso das crises políticas que surgiram no seu governo. Foi tão bem que emplacou Dilma Rousseff para a presidência da República em 2010 e ainda foi o grande responsável, ao lado do marqueteiro João Santana, pela vitória da sua sucessora em 2014.

O sucesso subiu a cabeça de Lula, que se achou acima do bem e do mal, e um inimputável, pois escapou ileso do mensalão. Mas na verdade a queda viria a galope. Era questão de tempo os escândalos dos governos do PT macularem a imagem do “santo” Lula. O Petrolão e a Operação Lava-Jato chegaram de forma devastadora e hoje Lula deixou de ser acima de todos e passou a ser um reles mortal, com grandes chances de passar um bom tempo na cadeia.

Só essa possibilidade destruiu a imagem de Lula, que deixou de ser uma figura política respeitada para ser rejeitada por 46% dos brasileiros, que dizem não votar de jeito nenhum no petista, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada no final de semana. Esse percentual tem uma característica de praticamente inviabilizá-lo numa disputa presidencial, uma vez que ele é conhecido por quase 100% dos brasileiros.

Por outro lado, apenas 22% a 23%, a depender do cenário, afirmam votar em Lula caso ele venha a disputar novamente o Palácio do Planalto. E num segundo turno ele perderia para qualquer adversário que o enfrentasse. Isso mostra que Lula deixou de ser um mito. Os brasileiros, que viram a economia degringolar pelo governo Dilma Rousseff, atribuem também a Lula um pouco de culpabilidade pelo atual cenário do país, uma vez que foi por causa do prestígio dele que eles elegeram a sua criatura para governar.

A tampa do caixão político de Lula, desconsiderando a hipótese de prisão que é bastante plausível, se dará primeiramente na consumação do impeachment de Dilma Rousseff pelo Senado, fato que deverá ocorrer entre agosto e setembro, e posteriormente nas eleições municipais de 2016, onde todos os candidatos do PT a prefeito nas maiores cidades estão patinando nas pesquisas, com raríssimas exceções. Se o cenário se confirmar nas urnas em outubro, Lula estará sepultado, pelo menos por enquanto, para 2018.

Preferência – O presidente Michel Temer tem conquistado parte significativa dos brasileiros. Na pesquisa Datafolha 50% dos entrevistados querem que ele continue no cargo, enquanto 32% pedem a volta de Dilma Rousseff e apenas 3% querem a realização de novas eleições. Temer possui 42% de regular, 14% de ótimo/bom, 31% de ruim/péssimo e 13% não quiseram opinar.

Economia – Não é só o eleitor que considera que a continuidade de Temer é melhor do que a volta de Dilma. O mercado nacional e internacional está bastante otimista com o futuro da economia no país. Ele espera que com a consolidação do impeachment de Dilma Rousseff, o governo Michel Temer conseguirá deslanchar na economia, cujos resultados já serão observados em 2017.

Faculdade – Recife vai ganhar uma faculdade com modelo inovador, focada no desenvolvimento de soluções para o mercado. O credenciamento da Faculdade Cesar Educação será homologado nesta segunda-feira, às 9h30, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, após autorização do Ministério de Educação na semana passada. A solenidade será na sede do Cesar, no bairro do Recife.

Mal-interpretado – O ministro da Saúde, Ricardo Barros, deu declarações, neste final de semana, que foram mal interpretadas na imprensa. Em nota, o Ministério da Saúde diz que o título da matéria “Para ministro, pacientes imaginam doenças”, está equivocada. O deputado Fernando Monteiro (PP) conversou com o ministro, seu colega de partido. Segundo o deputado, ele afirmou que em momento algum usou a expressão “imaginação”.

RÁPIDAS

Miguel Coelho – Com um cenário de fragmentação de candidaturas em Petrolina, qualquer candidato que chegar a 35% dos votos tende a ganhar a prefeitura em outubro. O deputado Miguel Coelho (PSB) é o candidato do grupo liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, que historicamente possui pelo menos 30% dos votos nas eleições. Caso Miguel consiga avançar deste patamar, terá grandes chances de se eleger.

Sucesso – O blogueiro Wellington Ribeiro, editor do Blog Ponto de Vista, realizou um grandioso evento na última sexta-feira em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. O evento contou com a nossa palestra sobre o cenário político e com a presença de várias lideranças políticas da região, dentre elas o prefeito de Barreiros Carlinhos da Pedreira (PSB).

Inocente quer saber – Quem será o candidato preferencial de Armando Monteiro para a Câmara Federal em 2018?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Banco do Nordeste iniciam rodada de negócios 2025 para liberação de crédito do Programa Agroamigo
Lula e Eduardo da Fonte comemoram aprovação da PEC 66/2023 ao lado do vice-presidente da Amupe, Pedro Freitas
Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Vinícius Labanca assinam ordem de serviço para obras de pavimentação em São Lourenço da Mata
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Após luta do deputado Eduardo da Fonte, Ministério da Saúde dá um importante passo na modernização dos aparelhos oncológicos do SUS
Neto Melo destaca conquista histórica para Palmares em parceria internacional com a ONU
Gilmar Júnior comemora inclusão de famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica
Sucesso total do 1ª Festival Julho É Nosso no aniversário de 154 anos da cidade de Bom Jardim reflete excelente administração do Prefeito Janjão
Prefeito Evilásio recebe Fernando Dueire em Araripina e destaca atuação do senador como municipalista
Deputado Joel da Harpa apresenta projeto para combater a Síndrome de Burnout em profissionais da saúde

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar