Institutos com medo de errar
Os dois maiores institutos de pesquisa brasileiros Ibope e Datafolha divulgaram pesquisas idênticas ontem sobre a sucessão presidencial. Nas duas sondagens Aécio Neves possui 51% dos votos válidos contra 49% de Dilma Rousseff, mesmo quadro da semana passada que configura um empate técnico entre as duas candidaturas ao Planalto.
Essa simetria dos institutos não significa que eles estejam totalmente corretos no resultado. Pode configurar uma estratégia no intuito de não apresentar distorções nos resultados como ocorreu no primeiro turno.
Considerando as sondagens regionais e os fatores ocorridos em relação a apoios e denúncias de corrupção, fica evidente que a candidatura de Aécio Neves possui mais intenções de votos do que aparece nos institutos simplesmente pela vantagem que ele abriu em São Paulo e Minas Gerais e o empate técnico no Rio de Janeiro, maiores colégios eleitorais do Brasil.
Além disso, pela postura da campanha do PT que ataca diariamente o candidato do PSDB com ataques violentos, fica claro que os números não são esses.
De todo modo, um dado interessante vale ser colocado na discussão. A rejeição de Aécio Neves subiu. Em uma semana pulou de 34% para 38%. Já Dilma Rousseff, que tinha 43% reduziu pra 42%. Outro dado importante, de acordo com o Datafolha é que tanto Dilma quanto Aécio possuem 42% de eleitores que votariam com certeza.
Fica evidente que tanto Dilma quanto Aécio precisarão conquistar o contingente de 6% dos entrevistados que ainda estão indecisos. Parece clichê, mas nunca antes na história deste país uma eleição ficou dependente dos indecisos para ser definida.
Lula e Dilma – No próximo dia 21 Lula e Dilma estarão em Pernambuco. Eles realizarão um ato em Goiana próximo a fábrica da FIAT e outro no Recife. Objetivam neutralizar o apoio do PSB a Aécio Neves no estado.
Armando Monteiro – Após um mergulho de dez dias o senador Armando Monteiro deve aparecer no ato de Dilma em Pernambuco no próximo dia 21. Apesar da relação que possui com Aécio Neves, Armando tem muito respeito por Dilma e por Lula.
Medo – O PT tem abusado da campanha do medo na televisão e na internet. Até agora, de acordo com as pesquisas a tática não deu muito certo já que Aécio segue na liderança.
Prefeitos – O governador eleito Paulo Câmara reuniu 120 lideranças políticas, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores e cobrou empenho para a vitória de Aécio Neves nas eleições presidenciais.
RÁPIDAS
Torneiras – Caso Dilma Rousseff seja reeleita, é bom Pernambuco se habituar a não receber nenhum investimento federal. O PT não perdoa o PSB por três motivos: a candidatura de Eduardo, oferecer legenda a Marina e o apoio a Aécio Neves.
Avião – Já completou dois meses do acidente que matou Eduardo Campos em Santos e até agora não se tem nenhuma conclusão sobre a causa do acidente.
Inocente quer saber – A quem interessa a demora nas investigações do acidente que matou Eduardo Campos?


