Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 15 de setembro de 2016

Coluna do blog desta quinta-feira

Lula fica em maus lençóis e pode prejudicar João Paulo em Recife 

Com a denúncia oferecida ontem pelo Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, a situação dele ficou praticamente insustentável, uma vez que tanto Lula quanto sua mulher Marisa Letícia foram denunciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá, que o ex-presidente jura não ser dele. No pedido o MPF solicitou também o bloqueio de R$ 87 milhões de Lula, Marisa e outros seis acusados,  bem como o ressarcimento de outros R$ 87 milhões.  Para a Operação Lava-Jato, o tríplex é de fato de Lula, e o fato do imóvel estar em nome da OAS é apenas uma forma de ocultação e dissimulação da verdadeira propriedade.

O desgaste da figura de Lula e do próprio PT já era muito grande, mas com o desfecho da Lava-Jato denunciando o ex-presidente, que poderá ser preso por uma série de crimes, faltando menos de vinte dias, é evidente que isso terá um reflexo nesta reta final das eleições sobretudo no Recife, onde o ex-prefeito João Paulo tem aparecido com bons percentuais de intenção de voto.

João Paulo, que imediatamente saiu em defesa de Lula, corre sérios riscos de ser dragado pelo desgaste da imagem do ex-presidente. Porque uma coisa é existir indícios de culpabilidade do ex-presidente, a outra é ele ser formalmente denunciado como chefe de uma organização criminosa pelo MPF. Ao sair em defesa de Lula ontem, João Paulo pregou pra convertido, ou seja, falou apenas para o seu eleitor, dificultando a prospecção de novos eleitores.

Com a eleição se aproximando, esse fator pode ser a bala de prata que Geraldo Julio estava precisando para ganhar a eleição no primeiro turno. Resta saber os próximos desdobramentos, mas uma coisa é evidente: o desgaste de Lula e dos candidatos do PT nesta eleição está apenas começando.

Ofensiva – João Paulo estaria se preparando para utilizar a Operação Turbulência, que se refere a aquisição do jatinho que matou Eduardo Campos, e a Operação Fair Play que investiga superfaturamento na Arena Pernambuco no guia. Esta será a última tentativa de João Paulo com o objetivo de ir ao segundo turno contra Geraldo Julio.

Reaproximação – Com o bom posicionamento do deputado federal Anderson Ferreira (PR) nas pesquisas para prefeito de Jaboatão dos Guararapes, já há quem defenda no Palácio do Campo das Princesas uma retomada do diálogo do governador Paulo Câmara com o republicano. Paulo apoia a candidatura de Heraldo Selva.

Aliança – Num eventual segundo turno em Jaboatão dos Guararapes, o Solidariedade de Edmar de Oliveira deverá ficar com Anderson Ferreira, pois caso ele seja eleito prefeito, Augusto Coutinho, presidente estadual da sigla herdará o mandato de deputado federal em definitivo. Edmar também teria descartado subir no mesmo palanque de Elias Gomes e por isso o caminho seria mesmo o palanque do republicano.

Crescimento – A candidata a vereadora de Jaboatão dos Guararapes Claucione Lemos (PSDB) tem surpreendido muita gente com o volume da sua campanha. A chapa deverá eleger de cinco a seis vereadores e o nome da tucana, que defende a causa animal, poderá surgir com grande força após a abertura das urnas no próximo dia 2.

RÁPIDAS

Domicílio – Conhecido por desistir no meio do caminho de duas candidaturas a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, e por isso desacreditado pelo próprio eleitor do município, Cleiton Collins tem sido obrigado a explicar como é possível ele ser casado com a vereadora do Recife Michelle Collins, dividindo o mesmo teto, e ele ser eleitor de Jaboatão e ela de Recife.

Força – O vereador do Recife Marcos Menezes (PDT) reuniu ontem quase 400 pessoas num jantar de adesão no Spettus Derby demonstrando o prestígio que sempre teve durante a sua trajetória política. Marcos briga com boas chances por mais um mandato na Casa José Mariano.

Inocente quer saber – Falta muito para Lula ser preso?

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login