Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 30 de março de 2016

Coluna do blog desta quarta-feira

Planalto não tem votos para barrar o impeachment 

Com o rompimento do PMDB oficializado ontem, ficou mais do que evidente que o Palácio do Planalto fica mais perdido do que cego em tiroteio. Isso porque a movimentação tem efeito dominó nas demais siglas que dão sustentação ao governo Dilma Rousseff, como PSD, PP, PR e PTB, que hoje integram a base aliada, mas já existem movimentos dentro dessas siglas em prol do rompimento, onde já existem cerca de 70% dos parlamentares dessas siglas favoráveis ao impeachment.

Hoje o Palácio do Planalto tem oficialmente 119 votos contra o impeachment, onde são necessários 172 para enterrar o impedimento de Dilma. Com a saída do PMDB da base aliada, o efeito em prol do impeachment será devastador, uma vez que já são 259 deputados a favor da saída de Dilma, mas esse número tende a aumentar com o decorrer dos dias. Já na próxima segunda-feira finda o prazo estipulado para que Dilma se defenda das acusações que lhe são imputadas.

A expectativa é que o impeachment vá ao plenário da Câmara no dia 17 de abril. Como o governo não tem mais o que apresentar aos deputados senão a troca de cargos para neutralizar o impedimento, fica evidente que Dilma corre contra o tempo. O Planalto está extremamente fragilizado com todo esse processo, contando exclusivamente com os votos do PT, PSOL e PCdoB, que juntos possuem 92 deputados, dentre os demais partidos, como o PDT e algumas siglas menores, não há unanimidade em torno de Dilma, mas o Planalto pode cabalar mais uns 40 votos, quando precisaria de 80. Situação complexa porque tudo o que Dilma oferecer pode ser ofertado por Michel Temer, que com a efetivação do impeachment iniciará um governo novo sem o desgaste que Dilma possui. Naturalmente o ambiente será outro para que deputados e senadores possam lidar com suas bases de uma forma mais consistente.

Ja existe uma tendência majoritária de que na Câmara o impeachment passa com cerca de 400 votos, enquanto no Senado a expectativa é que ele seja aprovado por cerca de 60 senadores. O relógio a partir de agora corre contra Dilma, que já é uma ex-presidente em atividade.

Indefinido – Os secretários Felipe Carreras (Turismo) e Danilo Cabral (Planejamento), ambos deputados federais e filiados ao PSB, ainda não têm definição quanto a ida para a Câmara dos Deputados para votar o impeachment de Dilma Rousseff. Apesar de favoráveis a saída de Dilma, Danilo e Felipe dependem do sinal verde do governador Paulo Câmara para voltarem pra Brasília, sinal este que ainda não aconteceu.

Fernando Monteiro – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fifa e CBF, instalada na tarde desta ontem, na Câmara dos Deputados, para apurar e investigar as denúncias de crimes cometidos por dirigentes da Fifa. Entre os investigados está o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Tese – Há uma tese sendo difundida no PSB de que o partido deverá apoiar no Congresso Nacional o governo Michel Temer mas sem assumir cargos. Isso ainda será discutido internamente, mas tende a ganhar força lastreado no discurso que foi apresentado nas candidaturas de Eduardo Campos e Marina Silva em 2014; pregando a nova política.

Fernando Bezerra Coelho – Apesar de ter sido ministro da Integração Nacional no primeiro governo Dilma Rousseff, o senador Fernando Bezerra Coelho deverá abraçar a tese do impeachment no Senado. Fernando teria confidenciado a interlocutores de que a situação da presidente é insustentável e ficar a favor de Dilma é ficar contra a maioria esmagadora da sociedade.

RÁPIDAS

Apoio – Se depender do senador Fernando Bezerra Coelho, o PSB marchará com a candidatura apresentada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB) para a sua sucessão. Ainda em 2008 Fernando, então secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, foi um dos primeiros a apostar no projeto de Elias em Jaboatão. Hoje a relação deles é a melhor possivel.

Temor – Chegando no penúltimo dia do mês os servidores da prefeitura do Recife estão temerosos com o fato do prefeito Geraldo Julio ainda não ter liberado o pagamento da folha salarial. Geralmente esse valor era depositado em conta no último sábado do mês. Em fevereiro o pagamento só saiu no dia 29. Tem gente achando que Geraldo só pagará no quinto dia útil de abril, o que prejudicará muitos servidores com contas já programadas para o fim do mês.

Inocente quer saber – Qual será o partido que Aline Mariano vai disputar a reeleição de vereadora em outubro?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Brasil, Coluna diária, destaque, Política

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Marília defende unidade e apoio ao projeto nacional comandado por Lula
Alepe aprova título de Cidadã Pernambucana para a senadora Damares Alves
Prefeito e deputado unem forças por projeto inclusivo em Angelim
Eduardo da Fonte solicita audiência pública para apurar possível perseguição de taxistas pela ANTT
Lideranças de Caruaru cumprem agenda em Brasília em defesa de projetos para o município
Contas de Governo de 2022 do prefeito Paquinha são aprovadas pela Câmara de Macaparana
Simão anuncia maratona de entregas e celebrações pelos 130 anos de Petrolina
Ouvir para Mudar: em Caruaru, governadora Raquel Lyra anuncia investimentos no Hospital Regional, novas delegacias e reformas em escolas para o Agreste
Mirella vistoria pavimentação de rua em Ouro Preto
Ministro da Educação e prefeito Marcílio Régio assinam ordem de serviço do novo IFPE em Goiana

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar