Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:00 am do dia 4 de março de 2015

Coluna do blog desta quarta-feira

Desonerações custaram caro ao Brasil

Com a estourada da crise econômica mundial de 2008, o então presidente Lula disse que ela seria uma marolinha e que não afetaria diretamente o país. Lula agiu com sagacidade e fez uma engenharia econômica para manter o país funcionando. Foram feitas reduções de IPI para automóveis e linha branca, expansão do crédito imobiliário e automotivo, etc.

Naquele momento foi importante para a economia, pois manteve ela em funcionamento considerável fazendo com que os brasileiros não sentissem diretamente o impacto da crise mundial. Era aceitável as decisões do governo naquela época, mas elas seriam benéficas se fossem acompanhadas de redução do custeio com a máquina pública. Porém, o que vimos foi aumento de gastos públicos a cada ano.

Passada a crise de 2008, o Brasil aparentemente saiu ileso, chegou a realizar uma Copa do Mundo que custou muito caro em termos financeiros para o país, porém a fatura iria chegar. Uma hora os gastos excessivos com a Copa do Mundo, bancados pelo BNDES, iriam fazer falta ao país.

O governo Dilma desde 2011 nunca acertou o passo, tentou manter a política econômica que foi aparentemente bem-sucedida durante o governo Lula ao longo dos quatro anos do atual governo. Passado o processo eleitoral onde vimos uma série de mentiras na propaganda eleitoral visando garantir mais quatro anos ao Partido dos Trabalhadores, a conta chegou.

Agora o ministro da Fazenda Joaquim Levy tem feito o que era pra ser feito desde 2008. A diferença é que o povo brasileiro agora está sentindo na pele o peso do acúmulo de quase sete anos vivendo uma mentira econômica. As pessoas viviam uma falsa sensação de que o país iria bem.

As desonerações não tinham mais como continuar, o mesmo se diz no tocante ao preço da energia e do combustível, bem como os impostos, que voltaram a aumentar. A grande questão é que o governo Dilma Rousseff não dá o bom exemplo. Em vez de mostrar para a população que está cortando da própria carne, diminuindo cargos comissionados e ministérios, enfim, enxugando a máquina pública, prefere continuar o gasto desenfreado com coisas supérfluas.

O governo age como um pai de família que pede para os filhos economizarem no uso do ar-condicionado, no telefone e na água para reduzir as despesas, mas vive comprando caviar para comer aos finais de semana com os amigos regado a whisky importado. Ou seja, não existe austeridade no governo Dilma. Não há projeto de resolver a crise econômica, o governo só quer ter o direito de manter as suas regalias às custas do contribuinte.

Araripina – Em solenidade ocorrida na noite de ontem, o prefeito de Araripina Alexandre Arraes (PSB), repassou uma verba extra ao hospital Santa Maria, que supera a casa de um milhão de reais. O dinheiro, de acordo com o gestor, deverá ser investido para melhorar a sua capacidade de atendimento.

Raves – Produtores de Raves de Pernambuco procuraram o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) para discutir as normas do projeto que visa regulamentar esse tipo de evento. Eduardo Trajano e André Macedo, procuraram o deputado no intuito de aperfeiçoar o projeto, garantindo a segurança dos eventos e evitando que as cláusulas do projeto inicial inviabilizem a produção dos eventos.

Agência – Foi lançada a Agência de Notícias Acontece Jaboatão dos Guararapes. O projeto que é pioneiro no estado não teve custos para os cofres públicos do município e visa difundir todos os acontecimentos no município, melhorando também a informação sobre as particularidades da segunda maior cidade de Pernambuco.

Chiadeira – Os vereadores de Jaboatão dos Guararapes estão uma arara com o presidente da Câmara vereador Jailton Batista (PSDB). De acordo com uma fonte o vereador estaria dificultando a situação dos cargos no Poder Legislativo e causando problemas para os demais vereadores.

RÁPIDAS

Hotel – Foi inaugurado ontem em Boa Viagem o milésimo hotel da rede Courtyard Marriott. O empreendimento é de propriedade do empresário Alberto Ferreira da Costa Júnior, da Rio Ave, e contou com a presença de Felipe Carreras, Camilo Simões, Geraldo Julio, Thiago Norões e Antônio Figueira, que representou o governador Paulo Câmara.

Água – Fazendo jus a promessa de campanha de que seria o senador das águas, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), realizará uma série de audiências públicas para tratar da segurança hídrica do país com inúmeros especialistas do tema.

Inocente quer saber – Quando Bruno Araújo entregará oficialmente a cabeça de Daniel Coelho ao PSB?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login