Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 10 de julho de 2019

Coluna do blog desta quarta-feira

Palacianos apontam “ingratidão” do MDB 

Ainda repercute no meio político a convenção do MDB que recebeu com pompa o senador Fernando Bezerra Coelho no último sábado. Principalmente entre a Frente Popular, liderada pelo governador Paulo Câmara, o sentimento é o de que Jarbas Vasconcelos e Raul Henry estariam fazendo jogo duplo e esquecendo do tratamento dispensado pelo governador.

Para um aliado do governador em reserva, Henry e Jarbas não têm do que reclamar, pois receberam a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a presidência do DETRAN, dois órgãos importantes que são maiores do que o tamanho eleitoral do MDB.

Ele segue lembrando que Jarbas Vasconcelos só foi eleito por conta da Frente Popular, e que teve uma votação pífia para senador. “Se não fosse a força do governador Paulo Câmara que puxou os dois senadores, Jarbas hoje poderia estar sem mandato”, avaliou.

O mesmo sentimento é visto sobre Raul Henry por este aliado do governador, uma vez que Raul em 2014 não tinha votos para se reeleger federal e foi escolhido vice de Paulo Câmara, enquanto em 2018 foi eleito por conta de uma série de apoios conquistados pelo Palácio na operação “Salva Raul”, que o governo executou com maestria.

“Depois de tudo isso, Jarbas e Raul aparecerem de mãos dadas com o principal adversário do governador, é incoerente e desrespeitoso”, vaticinou o aliado de Paulo Câmara, que classificou Henry e Jarbas como ingratos.

Parceria – A procuradora geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Germana Laureno, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (9), a nova coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (CAOP), promotora Maria Aparecida Barreto da Silva. A promotora assumiu recentemente o CAOP, órgão interno do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE). Na reunião, foram discutidas novas parcerias entre o MPCO e o MPPE no combate à corrupção, além da melhor integração de informações entre as duas instituições.

Mandato – Secretário do Trabalho do Estado de Pernambuco, Alberes Lopes perdeu o mandato de vereador em Caruaru, nesta terça-feira (9), por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Para a maioria dos desembargadores, Alberes cometeu infidelidade partidária ao trocar o Partido Republicano Progressista (PRP) pelo Partido Social Cristão (PSC) em 2018. A votação terminou com cinco votos contra o secretário e dois a favor. Aberes ainda pode recorrer, tanto ao próprio TRE, como ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. A decisão desfavorável não influencia juridicamente a permanência dele como secretário estadual.

A favor – Álvaro Porto (PTB) avalia como acertada a indicação do advogado Carlos Neves para o TCE. Acredita que Neves tem méritos, capacidade e currículo para o cargo e que sua chegada enriquecerá os quadros do tribunal. Porto, que está em viagem, revela que após ser consultado pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, endossou, de imediato, o nome de Carlos Neves. Diz ainda que caso estivesse no plenário votaria a favor da indicação.

Doações – Na busca por engajar os recifenses nas causas sociais da cidade, a Prefeitura do Recife lança, nesta quarta-feira, a plataforma web Quero Impactar. A iniciativa consiste em um financiamento coletivo (crowdfunding ou vaquinha virtual) em que o cidadão poderá destinar parte do Imposto de Renda para causas como cultura, esportes e políticas para crianças, idosos e pessoas com deficiência, sem que o contribuinte tenha qualquer gasto adicional, pois o recurso é parte do que já seria pago no IR. No Recife, o potencial para ser arrecadado através da alternativa é de cerca de R$ 115 milhões ao ano.

RÁPIDAS

Propriedade Legal – O governador Paulo Câmara lança, nesta quarta-feira, o Programa Propriedade Legal. A iniciativa visa a regularização fundiária de imóveis urbanos e rurais. O novo programa será executado pela Pernambuco Participações e Investimentos S.A (Perpart), juntamente com a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) e o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe).

Painel Político – O programa Painel Político estará no ar no canal Good Pernambuco, canais 27 e 527 da NET. O programa, ancorado por este jornalista, entrevistará personalidades do mundo político pernambucano.

Inocente quer saber – O secretário Alberes Lopes está realizando uma boa gestão à frente da pasta do Trabalho?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login