Governador de Pernambuco não precisa de intermediário
Considerado um dos mais importantes estados da federação, Pernambuco sempre esteve em evidência na política nacional. Na esteira disso, seus governadores sempre conseguiram respeito e respaldo no âmbito nacional. Foi assim com Marco Maciel, Roberto Magalhães, Miguel Arraes, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos.
Com Paulo Câmara não poderia ser diferente. Eleito com a maior votação proporcional do país, o governador Paulo Câmara não precisa de qualquer intermediário para falar com a presidente, ministros de estados e empresas importantes do país e até fora dele.
Isso se dá pelo respaldo eleitoral e político obtido por Paulo Câmara em outubro mas sobretudo pelo peso que Pernambuco exerce na política nacional. O governador Paulo Câmara não terá problemas para conseguir financiamentos bem como repasses federais para tocar os projetos do estado, desde que continue no ritmo do governo Eduardo, que ao longo de sete anos e três meses foi capaz de atrair inúmeros investimentos graças a capacidade administrativa que possuía a frente do Palácio do Campo das Princesas.
Apesar de não precisar de intermediários, não custa nada Paulo Câmara manter uma relação cordial com os senadores Douglas Cintra e Humberto Costa, que estão do lado oposto ao dele, bem como com o ministro Armando Monteiro. Esse diálogo será imprescindível para que Pernambuco possa continuar crescendo mais que a média brasileira e possa se orgulhar de ser a locomotiva do Brasil.
Charles Ribeiro – O advogado Charles Ribeiro, braço-direito do deputado André de Paula está cotado nos bastidores políticos para ser o secretário das Cidades. Caso se confirme a informação André de Paula começará 2015 com grande prestígio junto ao governador Paulo Câmara.
Cadoca – Após muitos anos exercendo mandatos eletivos, Cadoca se vê sem mandato a partir de janeiro. Mesmo assim mantém um fio de esperança que com o secretariado de Paulo Câmara chamando três deputados federais ele possa voltar pra Brasília.
Haroldo Duarte – O dentista Haroldo Duarte está se articulando para disputar um mandato de vereador do Recife nas próximas eleições. Ligado ao deputado federal Daniel Coelho, Haroldo cogita ser candidato pelo PSDB, mas ainda não bateu o martelo sobre a legenda.
Renato Thiebaut – Renato Thiebaut era uma das figuras mais próximas do governador Eduardo Campos e chegou a ser cogitado para assumir uma secretaria no governo Paulo Câmara. Porém, um desentendimento com o advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo, pode ter lhe tirado do páreo.
RÁPIDAS
FEM – O governador João Lyra Neto apresentou projeto na Alepe reduzindo pela metade o Fundo Estadual de Apoio aos Municípios, o FEM. Lyra acaba arcando com o ônus desta decisão para que Câmara possa iniciar o governo intacto.
Jaboatão – Muitos proprietários de imóveis em Jaboatão dos Guararapes têm se queixado da quantidade de arrombamentos de prédios privados por parte dos dependentes químicos que ficam perambulando pelas ruas do bairro de Piedade sem qualquer ação efetiva da Polícia Militar.
Inocente quer saber – Lula Cabral estaria cogitando disputar a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes?



