2016 ainda não é o momento de João Campos
Após a morte de Eduardo Campos o seu filho mais velho João se mostrou muito eloqüente nos discursos ao longo da campanha eleitoral. De fato ficou a sensação que ele naturalmente seria o herdeiro político do ex-governador de Pernambuco.
É provável e até mesmo natural que João Campos assuma um posto de destaque seja na prefeitura do Recife, seja no governo de Pernambuco. Isso fará com que ele consiga entender na prática o que é a política e seguir os caminhos do pai, que começou como oficial de gabinete de Miguel Arraes.
Muita gente chegou a cogitar o nome de João Campos para o posto de vice-prefeito de Geraldo Julio, substituindo Luciano Siqueira. Mas esta tese é infundada pelo seguinte: o menino mal entrou na política e já sentaria na janela, isso porque Geraldo Julio sendo reeleito se torna pré-candidato a senador em 2018 e o cargo de prefeito poderia cair no colo de João. Naturalmente isso seria explorado pelos opositores do prefeito e não pegaria bem.
O cargo de vereador do Recife também não seria lá uma boa escola para João Campos, isso porque são raros os políticos que começam como vereador e alcançam sucesso na política, sobretudo em projetos majoritários.
Então uma vez assumindo um posto na prefeitura ou no estado, João irá adquirir a experiência que lhe falta para disputar um cargo eletivo em 2018 que pode ser a Casa Joaquim Nabuco por onde Eduardo começou sua carreira de mandatos eletivos ou na Câmara dos Deputados. O tempo vai dizer o melhor caminho a ser tomado.
Caruaru – Além de Tony Gel, estão no páreo pela prefeitura de Caruaru a deputada Raquel Lyra (PSB) e o ex-senador Douglas Cintra (PTB). Este ultimo pode ser o candidato do prefeito Zé Queiroz à sua sucessão.
Zé Queiroz – O prefeito Zé Queiroz terá dificuldades de emplacar o sucessor em Caruaru porque faz uma gestão muito aquém do que foi prometido em 2012. A cada dia tem perdido aderência junto ao povo da capital do Agreste. A votação de Wolney Queiroz materializou isso.
Cabo de Santo Agostinho – O prefeito Vado da Farmácia é uma vergonha na sua gestão do município. Além de ser uma figura extremamente incapacitada para o cargo, seus auxiliares não conseguem fazer uma gestão com o mínimo de eficiência.
Petrolina – O filho do prefeito de Petrolina Julio Lóssio Filho usou as redes sociais para tentar minimizar os efeitos da chuva no município. Acabou levando regulagem de eleitores que sabem que as inundações são fruto da falta de planejamento dos gestores.
RÁPIDAS
Daniel Coelho – O deputado federal Daniel Coelho tirou o pé do acelerador na oposição ao PSB. Deu uma trégua ao governador João Lyra Neto na Alepe e agora em Brasília tende a deixar livre o governador Paulo Câmara das suas críticas.
Luciana Santos – Deputada federal reeleita, Luciana Santos assumirá a presidência nacional do PCdoB. Apesar de ser um partido pequeno, possui um forte apelo social, como dirigente partidária, Luciana tende a ganhar espaço no congresso nacional.
Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos fará oposição na Câmara dos Deputados como fez no Senado?



