Paulo Câmara ainda precisa de ajustes
Agora liderando as pesquisas para o governo de Pernambuco, Paulo Câmara enfrentará a fase aguda da eleição que é a realização de debates, onde naturalmente ele será o alvo dos principais adversários para tentar uma polarização.
Ontem no primeiro debate na televisão entre os candidatos, ficou evidente que apesar de ser um produto do marketing do PSB que aparentemente se mostrou bem-sucedido, precisará passar por alguns ajustes para que não acabe se perdendo pelo caminho.
O primeiro fator trata-se da característica de Paulo Câmara em falar sorrindo o tempo todo para as câmeras. Quem acompanha política e observa eleições sabe que o candidato tem que ter a noção exata de mostrar sorriso ou seriedade de acordo com determinado tema.
O candidato do PSB nas entrevistas que tem dado e no debate que participou, por diversas vezes falava de temas complexos como saúde e segurança sorrindo como se estivesse falando por exemplo da geração de empregos ou atração de investimentos.
A postura corporal do candidato as vezes pode falar mais e melhor do que o próprio discurso e sua retórica em si. Um exemplo disso era o ex-governador Eduardo Campos que tinha esse timing para observar os momentos de sorriso e de seriedade quando estava falando.
Outro fator que acabou tirando um pouco a atenção do debate de ontem da TV Jornal foi que Paulo Câmara o tempo todo ficou saindo da bancada para responder as perguntas. Essa postura termina tirando o foco do conteúdo que o candidato precisa passar e acaba prejudicando a sua capacidade de convencimento.
No mais, o candidato Paulo Câmara não comprometeu. Os assuntos que entraram no debate de ontem e que podem permear os próximos não trouxeram fato novo ao processo eleitoral que tendo Paulo Câmara na frente das pesquisas, ele acaba se beneficiando pela ausência de fatos novos.
Ônibus – No debate de ontem Armando Monteiro disse que nada tinha a ver com empresas de ônibus. Mesmo não sendo empresário do ramo, abriga em seu partido o vereador Carlos Gueiros, dono da Globo e o deputado José Chaves, dono da Metropolitana, grandes empresas de ônibus do Recife.
Ibope – O Ibope de ontem para presidente trouxe um processo de estagnação no processo eleitoral. A eleição caminha para um segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva, sem muitas perspectivas de mudança no cenário até o dia 5.
Pernambuco – Já em Pernambuco, Paulo Câmara consolidou a liderança nas pesquisas aparecendo com 38% contra 34% dos seus adversários. O que poderia já caracterizar uma vitória no primeiro turno.
Senador – Uma diferença de quase trinta pontos entre João Paulo e Fernando Bezerra Coelho virou apenas cinco pontos de acordo com o Ibope ontem. João Paulo apareceu com 32% e FBC cresceu pra 27%.
RÁPIDAS
Renata Campos – A ex-primeira-dama de Pernambuco e viúva de Eduardo Campos deverá aparecer nos próximos dias no guia de Paulo Câmara para tentar manter viva a memória de Eduardo Campos na eleição.
Gula – Os deputados estaduais estão chateados com o governador João Lyra Neto pela postura intransigente de querer a todo custo que sua filha Raquel seja reeleita deputada estadual no posto de mais votada. Tem gente ameaçando rebelião em votações de temas espinhosos para o governo na Casa Joaquim Nabuco como troco.
Inocente quer saber – Lula virá novamente a Pernambuco quando?



