João Paulo sem ânimo para a disputa
A campanha eleitoral nem bem começou e o ex-deputado João Paulo já sente o reflexo do desgaste do PT para a construção da sua candidatura a prefeito do Recife. Oscilando entre 23 e 27 pontos nas intenções de voto, o petista já se deu conta que bateu no teto da sua campanha e a tendência é cair daqui em diante por uma série de motivos, o primeiro deles é a rejeição do PT e o segundo é a falta de recursos para colocar o bloco na rua.
Quem tem conversado com o ex-prefeito nos últimos dias tem observado que ele não está animado com a candidatura, que a depender do contexto das urnas, poderá sepultar a sua trajetória política, inviabilizando-o para disputas majoritárias e colocando em risco, inclusive, uma eventual volta para a Câmara Federal em 2018. João Paulo enfrenta um prefeito que apesar de não estar bem-avaliado tem plenas condições de capitalizar politicamente e eleitoralmente os seus feitos ao longo da campanha, sobretudo por ter uma condição financeira infinitamente maior que a de João Paulo, e dois adversários que já mostraram em ocasiões passadas forte capacidade de “fazer muito” com poucos recursos, que são Priscila Krause e Daniel Coelho.
Os dois candidatos, que inclusive lideraram a tropa de oposição às gestões de João Paulo e João da Costa na Câmara Municipal, representam a novidade na disputa. Daniel é uma novidade amadurecida que desta vez tem melhores condições de disputa em relação a eleição passada pois já superou a barreira do desconhecimento total e Priscila tem se tornado “a candidata dos sonhos” de muita gente por sua brilhante atuação no parlamento e na oposição.
Se sustentar perante esses dois candidatos não é tarefa fácil, sobretudo pelo fato de que o prefeito Geraldo Julio deverá polarizar com João Paulo na periferia pelo chamado “voto de estrutura” e naturalmente desidratará o petista ao longo da campanha. João Paulo não corre o risco de repetir Cadoca e Mendonça Filho nas duas últimas eleiçōes que desidrataram a um dígito nas urnas, pois o eleitorado do PT ainda é bastante coeso, mas dificilmente esse eleitorado conseguirá colocar João no segundo turno, que se ficar num terceiro lugar poderá estar sepultando a sua vida pública.
Tracking – A equipe do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes tem realizado trackings toda semana para medir a situação da disputa no município para a prefeitura em outubro. Na pesquisa que foi finalizada recentemente o candidato escolhido por Elias, Heraldo Selva, quando é associado ao tucano já aparece liderando a sondagem, sendo seguido pelo deputado Cleiton Collins.
Avaliação – No mesmo levantamento foi aferida a avaliação da gestão de Elias Gomes na cidade de Jaboatão dos Gurarapes, e foi apontado que quase 40% do eleitorado considera a gestão ótima ou boa, enquanto cerca de 25% considera ruim ou péssima. Num cenário como o atual, de desgaste total dos gestores, ter mais aprovação do que reprovação é um bom indicativo para uma gestão.
Camaragibe – O PTB de Camaragibe oficializou, na noite da segunda-feira, em seu comitê de campanha, no centro da cidade, os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita do município, Demóstenes Meira (PTB) e Dra Nadegi Queiroz (PSDC), respectivamente. O evento contou com a participação de militantes do PTB, PSDC, PT, PPS e PTN.
Convenção – O candidato do PSB a prefeito de Jaboatão dos Guararapes Heraldo Selva será oficializado ao lado da sua candidata à vice-prefeita Conceição Nascimento na próxima sexta-feira na quadra Reginaldo Montenegro em Jaboatão Centro. O ato contará com a presença do prefeito Elias Gomes e deverá ter a presença do governador Paulo Câmara.
RÁPIDAS
Quite – A prefeitura de Araripina, que é comandada pelo prefeito Alexandre Arraes (PSB), foi a primeira cidade do sertão do Araripe a liquidar todas as parcelas do Seguro Safra, a liquidação foi realizada ontem. O programa beneficia 7.200 agricultores cadastrados pela prefeitura.
PEN – O Partido Ecológico Nacional, comandado pelo vereador Davi Muniz, realiza hoje a sua convenção no Recife Praia Hotel para homologar os seus candidatos a vereador e oficializar o apoio à reeleição do prefeito Geraldo Julio. O ato acontece a partir das 11 horas da manhã e contará com várias lideranças da Frente Popular.
Inocente quer saber – Teremos algum político pernambucano alvejado pela operação Lava-Jato?



