Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 11 de julho de 2025 1 comentário

Coluna desta sexta-feira

Foto: Divulgação

As razões da crise política no governo Raquel Lyra 

A governadora Raquel Lyra vive um dos momentos mais difíceis que um governante em Pernambuco já enfrentou na história recente. Não por ser um governo ruim de ações e de entregas, mas por ter dificuldade na relação. Os poderes constituídos, legislativo, judiciário e órgãos de controle, como TCE, Ministério Público, Defensoria, precisam de uma interlocução com o executivo, que é mais do que o cumprimento do repasse de seus respectivos duodécimos. Política é a arte de ternurar, se o governador não tem tempo ou não se dispõe a isso, precisa que seus auxiliares o façam. 

A crise política escalou substancialmente entre o final de 2024 e início de 2025, em que pese a relação de idas e vindas com o presidente Álvaro Porto, seu aliado, que chegou ao cargo sobretudo pela eleição de Raquel, se fosse outro governador, dificilmente ele seria o presidente da Alepe, é indiscutível que o fator do não pagamento das emendas escalou a crise e fez com que a governadora sofresse reveses na Casa de Joaquim Nabuco, como as comissões que poderiam garantir uma tranquilidade ao governo, mas tornou-se o calcanhar de Aquiles. Uma vez que os empréstimos, indicações da governadora e outras questões ficaram prejudicadas por adversários dela ocuparem o comando das comissões. 

Evidentemente que há interesses de deputados de oposição em inviabilizar o governo, mas o cerne da questão é o de que o não pagamento das emendas prejudicou oposicionistas e governistas, fortalecendo o sentimento de corpo dentro da Casa. 

A essa altura do campeonato não se discute quem está certo ou quem está errado, não adianta mais, o efeito prático seria um pacto de governabilidade mínima a partir do cumprimento das emendas por parte do governo, uma vez que o sentimento geral é que o impasse tende a se arrastar para 2026, pois os problemas que travaram os pagamentos das emendas permanecem. 

As emendas são o instrumento que os deputados possuem para se fazerem presentes em suas bases. Pagá-las independente de o deputado ser governo ou oposição, é de fundamental importância. Evidentemente que os casos em que seja impossível pagar por questões formais, não tem o que resolver, mas os outros casos podem ter uma força tarefa para que na volta dos trabalhos legislativos o clima na Casa seja de menor impasse. 

Ninguém está confortável com isso, é algo que tem causado preocupações para todos os envolvidos, uma vez que a queda de braço entre o presidente e a governadora não beneficia nenhum dos dois. Raquel, que já foi deputada e já foi prefeita, precisa encontrar uma solução definitiva, para poder voltar a uma mínima paz institucional e com isso os empréstimos saiam do papel e fatores externos não comprometam o funcionamento do governo, como estamos observando nos últimos dias.

Bola fora – Lideranças do Centrão ligadas a Jair Bolsonaro avaliam que a taxação de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros enfraquece a pré-candidatura de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à Presidência em 2026. A crítica é que Eduardo errou ao agradecer o presidente americano nas redes sociais, em tom de celebração, por uma medida que prejudica diretamente o Brasil. Deputado licenciado e atualmente nos Estados Unidos, Eduardo tenta se projetar como nome da direita para enfrentar Lula, mas, segundo aliados, a postura diante do tarifaço foi um erro estratégico que desgasta sua imagem.

Consequência – O episódio envolvendo a taxação em 50% dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos mostra que essa crise política patrocinada por Lula e Jair Bolsonaro precisa ter fim. A polarização política no Brasil vem desde o governo Dilma Rousseff  e sua reeleição em 2014. A crise escalou durante mais de uma década e o Brasil não encontra o mínimo caminho de paz, ter Lula ou algum Bolsonaro na presidência por mais quatro anos será sinônimo de mais crise e mais instabilidade.

Sucesso – A pesquisa DataTrends para presidente da República foi um sucesso absoluto com mais de 100 mil visualizações no Instagram. Nesta sexta-feira, divulgaremos o pensamento do eleitor sobre temas sensíveis como avaliação do governo Lula, do STF, do Congresso Nacional e especificamente do ministro Alexandre de Moraes. Vale a pena acompanhar os detalhes que ajudam a compreender o momento político que o Brasil vive.

Inocente quer saber – Se Raquel Lyra resolver as emendas, o clima tende a apaziguar ou já não tem mais jeito?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Comentários

  1. Conniedum diz

    26 de julho de 2025 em 21:33 pm

    I’ll certainly bring to skim more. https://proisotrepl.com/product/cyclobenzaprine/

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Deputado Joãozinho Tenório participa da aula inaugural da 2ª turma de formação da PMPE ao lado da governadora Raquel Lyra
Centro de Parto Normal de Serra Talhada bate recorde de nascimentos
Prefeitura de Carpina dá ordem para asfaltar avenida principal do bairro Santo Antônio, nesta sexta
Na Ilha de Itamaracá, governadora Raquel Lyra conduz início da demolição da Penitenciária Professor Barreto Campelo
Oportunidade: Igarassu promove feira de adoção para quem busca um novo amigo de quatro patas
400 famílias da Cohab 1 terão imóveis regularizados pelo Programa Morar Bem em parceria com a Prefeitura de Arcoverde
Pernambuco registra queda histórica nos índices de violência sob nova gestão estadual
“A gestão de Araújo revolucionou Amaraji”, crava Sebastião Oliveira
Em aula inaugural de novos policiais, Joel da Harpa destaca importância de diminuir o déficit de efetivo
Tabira celebra a arte e a tradição com a 38ª Festa da Poesia – Zé Marcolino, neste final de semana

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar