Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 19 de junho de 2025 1 comentário

Coluna desta quinta-feira

Foto: Divulgação

O peso de Eduardo da Fonte na disputa pelo Senado em 2026

A entrevista concedida pelo senador Ciro Nogueira ao portal 9NE trouxe luz sobre uma das articulações mais relevantes para o cenário político de Pernambuco em 2026: a pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) ao Senado. Presidente estadual da federação União Progressista — que reúne o Progressistas e o União Brasil —, Da Fonte lidera um bloco político robusto, com seis deputados federais e treze estaduais, consolidando-se como um dos principais atores da política local.

Na conversa, Ciro Nogueira foi além do anúncio da pré-candidatura. Ele antecipou que, caso eleito, Eduardo da Fonte será o líder do PP no Senado Federal. O gesto não é apenas simbólico: reforça a importância estratégica que o partido nacionalmente atribui à eleição do pernambucano para a Câmara Alta. Trata-se de uma prioridade partidária, com potencial de fortalecer a presença do Progressistas nas decisões do Congresso.

Aliado de primeira hora da governadora Raquel Lyra (PSD), Eduardo da Fonte é figura central na sustentação política do governo estadual. Ao mesmo tempo, seu peso eleitoral desperta o interesse da Frente Popular, que será liderada pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB), na disputa majoritária. O deputado federal é cortejado pelos dois principais campos políticos do estado e seu posicionamento futuro será determinante.

Com essa condição de influenciador decisivo no processo eleitoral, Da Fonte assume o papel de fiel da balança. Caso mantenha sua aliança com Raquel, reforçará o palanque governista com uma candidatura competitiva ao Senado. Se optar por João Campos, ampliará o capital político da oposição. Em ambos os casos, a sua presença terá impacto direto na formação das chapas majoritárias e proporcionais.

A densidade eleitoral do grupo liderado por Eduardo da Fonte influencia coligações e aumenta o tempo de televisão da aliança que integrar. Seu movimento é acompanhado de perto por lideranças estaduais e nacionais, dada a relevância do seu apoio.

Com respaldo de Ciro Nogueira, força parlamentar expressiva e protagonismo local, Eduardo da Fonte entra na corrida pelo Senado como peça central no jogo político de 2026. Sua escolha pode não apenas definir o ocupante da vaga no Senado, mas também redesenhar os rumos da sucessão em Pernambuco.

Estrela – A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi escolhida como protagonista da nova inserção nacional do PSD, veiculada a partir desta terça-feira (17). No vídeo, a gestora destaca conquistas de sua administração, como a redução da pobreza — com o melhor índice dos últimos 14 anos —, a queda nos índices de violência por 13 meses consecutivos, a entrega do Hospital da Mulher do Agreste e o programa Mães de Pernambuco. Ao exaltar a força feminina na política, Raquel reforça seu espaço no cenário nacional e consolida seu nome como uma das prioridades do PSD, como já vinha sinalizando o presidente da legenda, Gilberto Kassab, em meio à construção de sua reeleição e do legado à frente do Executivo estadual.

Anderson Ferreira – O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, também poderá ser um importante candidato ao Senado Federal em 2026. Dirigente do maior partido do Brasil, Anderson ficará onde o PT não estiver. Então, ele deverá cumprir um importante papel no próximo ano, inclusive compondo uma majoritária, o que agregará tempo de televisão e densidade eleitoral ao grupo que receber seu apoio.

Dupla de sucesso – A administração de Fernando de Noronha, composta por Virgílio Oliveira e Aglaílson Neto, tem transformado o arquipélago. Muitas ações têm acontecido desde que eles começaram a trabalhar, como a chegada de novos equipamentos para o arquipélago, a exemplo de veículos que ajudarão no funcionamento da gestão da ilha. A governadora Raquel Lyra acertou na escolha da dupla que tem revolucionado Fernando de Noronha.

João Campos – Pré-candidato a governador de Pernambuco, o presidente nacional do PSB, João Campos, tem realizado costuras com vistas a 2026. Sua posição nacional estratégica ajudará na construção do projeto estadual. Uma vez que muitos partidos levarão em consideração o apoio do PSB para seus projetos estaduais e nacionais e com isso, João deverá alavancar seus apoios partidários.

Inocente quer saber – Eduardo da Fonte disputará o Senado ao lado de qual candidato a governador?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Comentários

  1. 🔊 Ticket; + 1,215797 BTC. Continue => https://yandex.com/poll/enter/W2GsJaXSRq147HXsJyXr5N?hs=15053b446495294062380064237637a8& 🔊 diz

    22 de junho de 2025 em 23:26 pm

    x6gecs

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Recife e Garanhuns firmam parceria para modernização tecnológica dos serviços públicos
Prefeita Carol Jordão parabeniza seu filho e secretário Tertuliano Jordão pelo aniversário
Governo de Pernambuco promove plantio de mil mudas na Praia de Rio Doce, em Olinda
Governo do Estado e TJPE firmam financiamento junto ao BID para garantir a transformação digital do Poder Judiciário pernambucano
Piores cenários econômicos do Brasil apontam dólar a R$ 6,50, Selic acima de 16% e retração do PIB
Estudantes da Rede Municipal do Recife representarão o Brasil em torneio de robótica na China
Andréa Medeiros fala sobre pré-candidatura a deputada estadual: “Faremos isso no momento certo”
Gestão ou oposição? De que lado está o diretor de cultura de Feira Nova?
TJPE lança serviço para salvar vidas de mulheres vítimas de violência doméstica. Apresentação será nesta segunda-feira (21-07)
Quando a comissão provisória some: dilema da caducidade e risco de autossabotagem partidária

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar