
A consolidação de Marcelo Gouveia
Eleito em 2016 para o primeiro mandato como prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia teve uma ascensão meteórica, elegendo na disputa seguinte o seu irmão Gustavo como deputado estadual. Reeleito em 2020, Marcelo deu mais um passo importante rumo à consolidação regional na Mata Norte, fomentando um grupo político que tinha tudo para protagonizar a política estadual.
Na disputa de 2022, nova vitória com a reeleição de Gustavo Gouveia para a Alepe e em 2023 o grupo se fortaleceu com dois movimentos. O primeiro foi a eleição de Gustavo como primeiro-secretário da Alepe e o segundo foi a escolha de Marcelo para presidir a Amupe. Eles também avançaram com a presidência estadual do Podemos, o que fortaleceu ainda mais Marcelo.
Nas eleições deste ano, com a abertura das urnas, o grupo liderado por Marcelo Gouveia, que é pré-candidato a deputado federal, elegeu 17 prefeitos, inclusive municípios importantes como Carpina, Cabo de Santo Agostinho e Arcoverde, além da ida para o segundo turno em Paulista, que poderá garantir mais uma grande prefeitura sob sua liderança. O gestor deixa a prefeitura de Paudalho com uma aprovação de 86%, de acordo com o DataTrends, além de ter elegido a sua sucessora.
Aliado da governadora Raquel Lyra, Marcelo Gouveia poderá cumprir um papel importante na equipe da governadora, levando sua experiência e sagacidade para garantir um governo mais político, mais eficiente e mais efetivo, ajudando a virar ainda mais a chave da tucana, que obteve bons resultados nas eleições deste ano.
O tamanho eleitoral de Marcelo não somente o coloca como pré-candidato a deputado federal e uma opção inteligente para o secretariado de Raquel, como poderá fazer dele um dos mais votados para a Câmara dos Deputados em 2026.
Força política – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, obteve um expressivo resultado nas urnas com seu grupo político. Ampliando de sete para nove prefeituras. O tucano mostrou que sabe fazer construções eleitorais e tem se fortalecido para 2026, quando deverá tentar mais um mandato na Alepe em dobradinha com Gabriel Porto para a Câmara dos Deputados.
Mano Medeiros – O prefeito reeleito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), provou que acertou na sua forma de conduzir a cidade. Além de uma postura presente junto à população, Mano demonstrou simplicidade para governar o segundo maior município do estado. Sua vitória foi fruto de uma construção eficiente e inteligente ao longo dos quase três anos em que governou a cidade neste primeiro mandato.
PL – Além de vencer em Maceió com JHC, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro disputará três capitais do Nordeste: Aracaju, Fortaleza e João Pessoa. Nas duas primeiras os candidatos do partido terminaram na primeira colocação, enquanto na última o ex-ministro Marcelo Queiroga foi ao segundo turno na segunda posição. Se emplacar as três cidades, o bolsonarismo se fortalece numa região de muita fragilidade até a eleição de 2022.
Inocente quer saber – Qual seria a melhor pasta para Marcelo Gouveia assumir no governo Raquel Lyra?



