Congresso do PSB tem presença de aspirantes majoritários
O PSB realizou ontem seu congresso estadual na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Além do governador Paulo Câmara, do prefeito João Campos, de parlamentares e do presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, que foi reconduzido, chamou a atenção a presença de dois deputados federais que fizeram questão de prestigiar o evento.
Os presidentes do Republicanos e do PDT, Silvio Costa Filho e Wolney Queiroz, respectivamente, são nomes colocados na Frente Popular para a disputa majoritária do próximo ano. Ambos miram o Senado na chapa encabeçada pelo ainda indefinido nome do PSB, e a presença dos dois no encontro do partido reforçou a relação dos parlamentares com os socialistas e consequentemente a perspectiva de integrar a majoritária.
A vaga de senador da Frente Popular, diante da cada vez mais improvável candidatura do governador Paulo Câmara, é fruto de desejo de parlamentares devido a forte perspectiva de vitória em outubro do próximo ano, e naturalmente pela possibilidade de consolidar-se politicamente na Câmara Alta.
Políticos tarimbados, com diversos mandatos parlamentares, Silvio Costa Filho e Wolney Queiroz, assim como outros postulantes ao Senado Federal, teriam a oportunidade de exercer um cargo majoritário e consequentemente a perspectiva de consolidar suas respectivas trajetórias políticas fazendo companhia aos senadores Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa a partir de 2023.
21 anos – O Porto Digital completou 21 anos de existência. Idealizado no governo Jarbas Vasconcelos, ele modificou o panorama tecnológico do Nordeste, tendo papel determinante na inovação e na geração de empregos de alta qualificação. A data foi bastante comemorada pelos pernambucanos.
Candidata – A ex-reitora da UFRPE, Maria José de Sena, participou do Congresso estadual do PSB no domingo e assinou sua ficha de filiação ao partido. A ex-reitora será candidata a deputada federal nas eleições do próximo ano e decidiu ingressar na política para poder contribuir com melhorias para a educação em Brasília.
Geraldo Alckmin – A tese do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ser o vice de Lula em 2022 ganhou muita força nos últimos dias. O tucano deverá formalizar a sua saída do PSDB para poder materializar a composição. Se aceitar, Alckmin estará abdicando de tentar ser pela quinta vez governador do estado mais importante da federação.
Identificação – Filiado ao PSB desde 2013 após deixar o PTB para continuar no projeto de Eduardo Campos, Clodoaldo Magalhães disputou dois mandatos na Alepe pela legenda socialista e tenta seu primeiro mandato na Câmara Federal pelo partido em 2022. O parlamentar possui grande identificação com o partido, com o governador Paulo Câmara e com o prefeito João Campos.
Daniel Coelho – O deputado federal Daniel Coelho tem defendido uma convergência entre os postulantes da oposição com o objetivo de viabilizar um palanque competitivo levando em consideração a conjuntura nacional. Defensor do projeto de Raquel Lyra, Daniel não descarta um entendimento que poderia colocar o deputado federal Fernando Filho na disputa pelo Senado na chapa de Raquel Lyra em 2022.
Inocente quer saber – Como ficarão os palanques da oposição em Pernambuco?



