
Raquel Lyra defende estadualização do metrô em sabatina
Segunda candidata ao governo de Pernambuco a participar da sabatina da Rádio Folha, Raquel Lyra (PSDB) falou sobre diversos temas da eleição propriamente dita e de propostas para um eventual governo caso seja eleita pelos pernambucanos em outubro. A tucana, que já tinha falado na necessidade de apresentar uma solução para o metrô do Recife, foi mais incisiva no tema, e disse que a partir de janeiro irá procurar o presidente da República para apresentar a intenção de encontrar uma solução para o problema, inclusive estadualizar ou até mesmo conceder para a iniciativa privada.
O equipamento, que tem gestão federal, tem um fluxo diário de 220 mil passageiros, e vem enfrentando recorrentes problemas no tocante a manutenção. Com 37 anos de funcionamento, a rede metroviária possui 71 quilômetros de extensão, com três linhas e 37 estações.
De acordo com a tucana, é preciso não só melhorar a infraestrutura do equipamento como ampliar a sua atuação para outras regiões da RMR, como por exemplo, Suape. E isso só será possível se houver uma priorização do tema pelo próximo governador. Raquel fez críticas ao atual governo estadual pelo fato de não ter buscado a solução, fechado os olhos e culpado apenas o governo federal, quando na sua avaliação esse tema teria que ser tratado com zelo pelo chefe do executivo estadual.
Raquel ainda criticou o sistema de integração do transporte público, que segundo ela precisa de um ajuste para funcionar melhor para a população. Uma vez que a integração dos modais rodoviário e metroviário irá garantir um atendimento de melhor qualidade para os pernambucanos.
Creches – Outra proposta de Raquel Lyra será a criação de 30 mil vagas de creches, repetindo o que realizou em Caruaru, quando foi prefeita do município. A tucana disse que serão necessários R$ 750 milhões para viabilizar a implantação destas vagas e que o custeio seria proporcionado por aportes do governo federal.
Jurídico – Além de Delmiro Campos e Paulo Pinto, a equipe jurídica do União Brasil, que tem as candidaturas de Miguel Coelho a governador e Carlos Andrade Lima a senador, é composta pelos também advogados Paulo Santana e Raphael Souto. O grupo se prepara para a guerra de liminares que deverá ser travada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.
Tráfego aéreo – Com a concessão do aeroporto de Congonhas e de mais 14 aeroportos, o tráfego aéreo brasileiro passará dos atuais 75,8% para 91,6%, saltando de 44 para 58 aeroportos. A nova rodada atrairá R$ 7,3 bilhões em investimentos.
Sem custos – O prefeito do Recife, João Campos, fez questão de gravar um vídeo em suas redes sociais, para afirmar que a PCR não fez nenhum aporte para a realização da gravação do DVD do cantor João Gomes, ocorrida ontem no Marco Zero. João enalteceu a escolha do seu xará de ter optado por Recife para a gravação do seu DVD e disse que a cidade ganhou muito com a divulgação do evento para o mundo inteiro.
Inocente quer saber – O próximo governo de Pernambuco dará alguma solução efetiva para o metrô?



