Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 11:33 am do dia 23 de março de 2023 Deixe um comentário

Clodoaldo apresenta projeto que inclui pessoas com doença falciforme no rol de deficientes


Medida vai facilitar acesso a políticas públicas de grupo composto majoritariamente por pessoas negras

Clodoaldo Magalhães, líder do Partido Verde na Câmara dos Deputados e membro da Comissão de Saúde, protocolou projeto para que pessoas com doença falciforme sejam reconhecidas na condição de pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. O projeto foi apresentado na mesma semana em que a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, anunciou decretos de garantia de direitos à população negra. Temas como saúde, combate ao genocídio da população e garantia de titularidade de terras de populações originárias.

Com a aprovação, as pessoas com doença falciforme estarão aptas a concorrerem a vagas especiais para ingresso em concurso público, terão assistência especial e preferencial, bem como podem estar aptas a receber benefícios fiscais do governo. A doença falciforme é uma condição genética que causa alteração na forma das células do sangue, a hemoglobina, comprometendo o transporte de oxigênio para o cérebro, pulmões, rins e outros órgãos. A incidência da doença é majoritária em populações negras, deflagrando ainda um cenário de preconceito e falta de acesso ao tratamento adequado.

Sendo uma doença crônica, a doença falciforme tem sinais e sintomas que comprometem a pessoa com esta condição. “Estamos falando de pessoas que, dentre os diversos sintomas, passam por episódios de dor intensa, falta de ar. Não há cura para esta patologia crônica e genética. O Estado precisa garantir que estas pessoas tenham suporte necessário para diminuir suas angústias. A inclusão no rol de deficiências, trará um suporte que este grupo precisa e a garantia de direitos necessários como acesso a tratamentos e benefícios para os portadores e as família”, explica Clodoaldo.

*Saiba mais*

A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial. Atualmente mais da metade da população brasileira apresenta traços de afrodescendência, o que faz da doença falciforme a enfermidade hereditária mais comum do Brasil.

É reconhecida pela organização como um grave problema de saúde pública mundial, com grande impacto na morbimortalidade da população afetada. O diagnóstico precoce, essencial para o tratamento da doença, pode ser realizado com o Teste do Pezinho, exame gratuito realizado nas maternidades de todo o país durante a Triagem Neonatal. O diagnóstico também pode ser feito com o exame de eletroforese de hemoglobina.

Sendo uma doença crônica, a doença falciforme tem sinais e sintomas que comprometem a pessoa com esta condição. “Com tantas dificuldades e desafios que não se limitam apenas à saúde da pessoa, mas têm efeito em todas as esferas da vida, ter um acolhimento, uma rede de apoio e um atendimento psicológico é extremamente importante”, comenta o parlamentar.

A doença falciforme pode estar relacionada a uma redução de até 37 anos de vida no Brasil. As principais causas de morte entre pessoas com a doença são: sepse (infecção generalizada) e insuficiência respiratória.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: destaque, Notícias

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

MAIS SAÚDE: Lideranças do PP discutem construção de novo hospital em Toritama
Emprel apresenta soluções de tecnologia pública do Recife a comitiva de Goiás
Fred Ferreira reforça importância da família com data oficial no calendário do Recife
No primeiro dia de operação, Prefeitura do Recife promove mais de 350 visitas
Projeto de Lei de Feitosa amplia punição a qualquer pessoa que fizer uso de bebê reborn para ter prioridades em serviços públicos
Petrolina sai na frente e lança crédito inédito para energia solar voltado a pequenos negócios
Prefeitura do Recife realiza ação de limpeza no Canal do Prado
Em celebração ao mês da enfermagem Gilmar Júnior percorre municípios e ouve profissionais
Coluna desta segunda-feira
Deputado Joãozinho Tenório reforça compromisso com Salgueiro e articula melhorias para o Aterro Sanitário do município junto à Secretaria de Meio Ambiente

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar