Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 18:42 pm do dia 6 de março de 2020 Deixe um comentário

Artigo: Cidade para quem?

Geralmente, utilizo meu instagram para falar sobre alguns temas urbanísticos e tentar entender como anda a noção das pessoas sobre urbanismo e fazer as pessoas “linkarem” infraestrutura com urbanismo. Semana passada fiz uma enquete em meu instagram perguntando: “quando falo em mobilidade urbana você associa a?” A maioria respondeu: congestionamento e transporte público. Mobilidade não se resume ao transporte e o congestionamento é consequência da forma como a cidade vem sendo pensada.

As primeiras cidades, surgiram na antiguidade (4.000 a.C)com função militar, política e religiosa. Com isso era normal ter espaços feitos para encontros, trocas entre pessoas.

No decorrer dos séculos, as cidades foram se adaptando de acordo com novos padrões de anseios, densidade, zoneamento, transporte etc. Porém, no século XX, ou mais especificamente no pós-guerra que as cidades começaram a mudar seu traçado urbano. Com o advento do automóvel, sua valorização como bem de consumo, e a rápida disseminação do seu uso e de sua necessidade, fez com que houvesse uma inversão na forma de pensar a cidade: as cidades começaram a serem adaptadas e projetadas para acomodar os automóveis. De uma hora para outra, as cidades para pessoas foram transformadas em cidades para os carros. O termo mobilidade apareceu, nos últimos anos, de maneira crescente nos meios de comunicação e principalmente na política, pois foi somente em janeiro de 2012 que surgiu a exigência da elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana.

Mais carros levam a maior congestionamento, poluição, consumo de combustível e emissões de gases. Se a quantidade de investimento apenas em novas vias e as viagens de carro acompanhar o mesmo ritmo de crescimento da população, os ganhos com a eficiência do combustível e tecnologias limpas serão anulados e os motoristas continuarão presos nos congestionamentos. Mobilidade significa a capacidade de chegar aos lugares necessários, como trabalho, escola, parques, comércio, hospitais etc, ou seja, viabilizar as viagens essenciais para o exercício do direito de ir e vir, seja a pé, carro, ônibus, bicicleta etc. Mobilidade não é ter apenas uma maneira de se deslocar, mas o direito de ter um sistema com um leque de oportunidade de transportes e que possuam qualidade e uma cidade agradável para caminhar.

Na próxima vez em que for pensar em mobilidade urbana peço encarecidamente que lembrem de algumas noções: qualidade do percurso, acessibilidade e segurança. Esses termos também devem ser lembrados e devem ser inseridos em nosso contexto urbano para valorizá-lo. Ampliar o acesso ao transporte público e a uma cidade caminhável é o nosso atual grande desafio. É preciso pensar o futuro da nossa cidade como um cenário de ruas mais vibrantes, onde é seguro caminhar, usar bicicleta ou o transporte público. Ou seja, é preciso voltar a construir uma cidade para pessoas!

Priscila Neri, Arquiteta Urbanista

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: priscila neri

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Ministro Silvio Costa Filho exalta gestão de Zeca Cavalcanti durante maior São João da história de Arcoverde
Caruaru aclama Rodrigo Pinheiro no encerramento do maior São João de todos os tempos
Pernambuco gera quase 10 mil empregos em maio, supera toda a região Sul e alcança segundo melhor resultado do Nordeste
Prefeito de Lajedo declara apoio à reeleição de Fernando Dueire
BNB recria Dominguinhos com IA para celebrar os 20 anos do Agroamigo
Dr. Hugo Eugênio é promovido ao cargo de Primeiro Promotor de Justiça Cível de Jaboatão dos Guararapes
Mano e Andrea Medeiros celebram o sucesso dos festejos juninos de Jaboatão
Chuva: Prefeitura de Igarassu mantém assistência e intensifica serviços nas áreas mais afetadas
Simão Durando dá início à nova etapa do “Petrolina + Limpa” com retirada de veículos abandonados e sucatas das ruas
PSD se prepara para saltar na Alepe em 2026 com chegada de deputados e apoio de prefeitos alinhados a Raquel Lyra

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar