
“Também foi aprovada uma emenda, que prevê ano modelo e não mais ano de fabricação”.
Atendendo a um pedido da AMAPE, Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco, a Câmara Municipal do Recife, aprovou o Projeto de Lei do Executivo de número 050/2021, que altera a idade veicular para 10 anos, dos serviço de Transporte Remunerado Privado Individual de Passageiros – TRPIP.
Também foi aprovada, através de uma emenda substitutiva, que a idade veicular será considerada pelo ano modelo e não mais pro ano de fabricação, como vinha ocorrendo.
A demanda, já era uma antiga reivindicação dos profissionais de aplicativos, que durante a pandemia, tiveram seus ganhos drasticamente prejudicados. Vale dizer que a frota de veículos em Pernambuco, tem idade média de 10 anos.
O presidente da AMAPE e Líder Livres, Professor Thiago do Uber, atuou diretamente para que a mudança pudesse acontecer, beneficiando assim, milhares de motoristas. “Sempre defendemos que a idade veicular fosse 10 anos e que fosse considerado o ano modelo, e não o ano de fabricação. Dessa forma, a prefeitura e a câmara do Recife estão de parabéns por esta importante iniciativa”.
Ainda de acordo com a liderança, a expectativa é que a prefeitura do Recife continue olhando para os motoristas de aplicativos. “Esperamos que este diálogo iniciado, através de uma articulação do vereador Rinaldo Júnior, possa continuar e que a prefeitura possa promover mais políticas públicas para essa sofrida categoria. Que João Campos possa ter um olhar mais efetivo, como teve neste caso da idade veicular”, disse.
As empresas Uber e 99 já foram procuradas pela AMAPE, para que assim que a lei entre em vigor, possa haver a modificação nas plataformas, permitindo que veículos 2012 em diante, possam continuar a receber solicitações no Recife.
Para a lei entrar em vigor, precisará da sanção do prefeito João Campos. A expectativa é que isso aconteça ainda essa semana.


