Diante do alto número de óbitos e da alta ocupação dos leitos de UTI que vem sendo observada nos últimos dias em Garanhuns, o deputado estadual Álvaro Porto (PTB) encaminhou, nesta terça-feira (11.05), apelo ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e ao secretário estadual de Saúde, André Longo, para que sejam abertos novos leitos para o tratamento de COVID-19 naquele município, destacando que a estrutura hospitalar de Garanhuns atende toda a região do Agreste Meridional.
De acordo com Porto, Garanhuns iniciou a semana somando, segundo dados do Ministério de Saúde, 170 óbitos confirmados em decorrência da COVID-19, e outros 17 óbitos em investigação, acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Ele destaca ainda que informações repassadas pelas Unidades de Saúde ao Ministério Público revelam que dos 30 leitos de UTI destinados ao atendimento dos pacientes graves de Garanhuns e do Agreste Meridional, apenas quatro estavam disponíveis no último sábado, dia 8. Por sua vez, dos 58 leitos clínicos oferecidos nos hospitais Perpétuo Socorro, Dom Moura, Palmira Sales e na Unidade de Tratamento COVID-19 apenas 5 estavam disponíveis.
Segundo o deputado, este contexto que soma números alarmantes e lentidão na vacinação em decorrência da pouca oferta dos imunizantes, como confirmam e alertam médicos que atuam na cidade e na região, além de depoimentos de cidadãos, vistos na imprensa e nas redes sociais, exige ação imediata. “Tornou-se urgente a necessidade de implantação, pelo Governo do Estado, por iniciativa própria ou em parceria com os municípios, de novos leitos clínicos e também de UTI para tratar os pacientes com COVID-19, de Garanhuns e de todo o Agreste Meridional”, enfatiza.



