
Imposto de renda: Advogado Antonio Loureiro Neto alerta que, sem correção desde 2015, tabela do Imposto de Renda se aproxima do salário mínimo e pessoas antes isentas deverão declarar.
Pela primeira vez, pessoas que recebem 1,5 salários mínimos já estarão obrigadas a declararem Imposto de Renda. Isso acontece devido ao aumento do salário mínimo e ausência de correção das tabelas do salário mínimo.
De acordo com o advogado Antonio Loureiro Neto, a última correção da tabela do IR ocorreu através da Lei 13.149, em 2015, elevando a faixa de isenção para R$ 1.903,98, o que significava 2,5 salários mínimos, o que na época era R$ 788,00.
Nas palavras do advogado, com o aumento do salário mínimo apenas corrigido pela inflação desde 2019, pessoas que antes não precisavam declarar imposto de renda, a partir de 2023 serão obrigadas e precisam ficar atentas aos prazos.
Existem propostas de atualização da tabela de IR, inclusive sendo proposta de governo do presidente Lula, mas andamento real, se ocorrer, deve ficar para 2024.


