Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 13:38 pm do dia 31 de março de 2020 Deixe um comentário

A pandemia do coronavírus pode reduzir a epidemia da fake news?

Por Daniella Brito 

Em tempo de quarentena muitas questões sobre a circulação de informações neste momento de isolamento social têm despertado meu interesse como jornalista, professora e cidadã. Uma delas, já adianto, sem nenhuma comprovação científica, refere-se a uma maior busca por fontes confiáveis de informação e a mudança de alguns comportamentos que estou observando nas redes sociais e em grupos do WhatsApp com relação à disseminação de Fake News.

Registros da imprensa já abordam o aumento da audiência, por exemplo, do telejornalismo em tempo de coronavírus. Matéria da Folha de São Paulo, do último dia 19, cita que o  Jornal Nacional, “noticiário mais visto do país, com edições quase monotemáticas sobre a Covid-19, marcou 37 pontos na Grande São Paulo (…).  É sua maior soma em nove anos na região, desde janeiro de 2011”.  Já no Rio, diz o texto, “a média do noticiário nos três dias foi de 38 pontos, recorde dos últimos oito anos(..)”.

Aviso aos patrulheiros de plantão que ao destacar a Globo estou usando como exemplo o jornal com a maior audiência da tv brasileira para abordar um fenômeno que estou observando e, inclusive, já foi avaliado em pesquisa.  De acordo com levantamento  da DataFolha, programas jornalísticos da TV (61%) e jornais impressos (56%) lideram no índice de confiança sobre o coronavírus, seguidos pelo rádio (50%) e sites de notícias (38%).  A pesquisa também diz que apenas 12% dos entrevistados confiam em informações do WhatsApp e Facebook.

Os resultados desta pesquisa me fazem pensar que os dados talvez possam indicar a volta de milhares para busca de informação veiculada pelo jornalismo profissional. Espero que sim. Mas será que a única razão para isso é o nosso isolamento? Torço que não.

As mensagens continuam circulando nas nossas redes sociais, as fake news também. É achismo, eu sei, mas torço que a pandemia talvez revele que, na primeira crise de saúe global após o surgimento da internet, as pessoas podem estar nas redes, como nunca, mas voltando a acreditar em fontes confiáveis. Na hora de uma crise, que ameaça a nossa existência como sociedade, em que as pessoas se voltam para a ciência e para a imprensa, será que as fake news passarão a não fazer sentido?

Ainda não há dados, nem estudos que comprovem a relação entre esses dois fenômenos, a busca por informação confiável e a redução na disseminação de fakeNews. Não faço aqui uma análise. Esse texto é mais um manifesto, um desejo. Que a pandemia nos mostre, de forma perene, o combate a outra epidemia anterior a ela, a produção e disseminação de Fake News.

Num tempo em que a informação é cada vez necessária, insisto na esperança.

• Daniella Brito é jornalista, mestre em Sociologia e professora do curso de Jornalismo da Uninabuco – Recife.
WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: Daniella Brito

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Mano e Andréa Medeiros mergulham na alegria junina no Jaboatão Centro
Deputado Lula da Fonte percorre Pernambuco no São João e celebra cultura, tradição e compromisso com o povo
Ao lado de prefeitos do Agreste, ministro Silvio Costa Filho anuncia investimentos para região
Governadora Raquel Lyra lança 25ª Fenearte com investimento de R$ 15 milhões e homenagem ao ex-governador e criador da feira, Jarbas Vasconcelos
Pré-candidato ao Senado, Silvio Costa Filho intensifica agenda no interior do Estado
Arraiá do Monte encanta com charme, tradição, aconchego e forró raiz em São Joaquim do Monte
André e Anderson Ferreira comprovaram o sucesso de Gravatá como polo festivo do Agreste, ontem (21), dia que público foi recorde
Israel e Irã se declaram vitoriosos em conflito após cessar-fogo
Com investimento de R$ 3,6 milhões, Governo de Pernambuco firma parceria inédita com comunidades terapêuticas e reforça Política Estadual Sobre Drogas
Prefeito Zeca Cavalcanti e Secretária de Turismo, Esportes e Eventos Nerianny Cavalcanti participam da maior Caminhada do Forró da história de Arcoverde, com mais de 40 mil pessoas nas ruas

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar