Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 23:58 pm do dia 6 de maio de 2013 Deixe um comentário

A aliança de Gel e Lyra em Caruaru.

Antes adversários figadais, João Lyra e Tony Gel devem ser aliados “históricos”.

Em 1988 Tony Gel e João Lyra Neto protagonizaram a primeira disputa entre ambos pela prefeitura de Caruaru. João Lyra saiu vitorioso com uma diferença de apenas oitenta votos. Nas eleições de 1990 Tony Gel alcançou o mandato de deputado federal enquanto Fernando Lyra, irmão de João, ficou na suplência. Nas eleições de 1994 tanto Tony Gel quanto Fernando Lyra foram eleitos para deputado federal e João Lyra alcançou o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Nas eleições de 1996, João Lyra Neto ganhou mais uma contra Tony Gel. Dessa vez com uma vantagem um pouco maior, foram 371 votos, mas tiveram outros dois candidatos que juntos não alcançaram nem 10 mil votos. Em 1998 Gel foi reeleito para a Câmara dos Deputados, enquanto Fernando Lyra sequer foi candidato.

Em 2000 Tony Gel conseguiu o seu primeiro mandato de prefeito de Caruaru, desbancando Jorge Gomes, candidato pelo PSB com uma diferença de mais de 10 mil votos. Por fim, em 2004, Gel alcançou a reeleição contra o próprio João Lyra Neto com uma diferença de pouco mais de 700 votos.

Quis o destino que em 2006 João Lyra Neto fosse eleito vice-governador na chapa de Eduardo Campos. Com isso, Zé Queiroz foi eleito em 2008 para mais um mandato como prefeito de Caruaru e reeleito em 2012.

Já em 2012 havia um distanciamento do vice-governador João Lyra Neto em relação ao prefeito Zé Queiroz, que está culminando na saída do vice-governador do PDT, partido presidido no estado pelo prefeito, para o PSB do governador Eduardo Campos.

Diante do exposto e baseados na conjuntura política da capital do forró, onde de acordo com o ex-prefeito Drayton Nejaim, em Caruaru só se come charque ou carne de sol, ou seja, não há espaços para uma terceira via, por isso Tony Gel e João Lyra Neto estão prestes a consolidar uma aliança que em anos anteriores parecia impossível.

João Lyra será governador de Pernambuco em 2014 independentemente de ser candidato à reeleição. Raquel Lyra ficará impossibilitada de disputar um mandato de deputada federal por na época da eleição ser filha do governador. A Lei proíbe.

Raquel Lyra precisará ampliar a votação para se tornar um nome competitivo visando 2016, enquanto Tony Gel precisa ampliar o leque de alianças para continuar sobrevivendo na política. Sobraria para Tony uma disputa pelo cargo de deputado federal em vez de uma reeleição arriscada.

Com isso os grupos de Tony Gel e João Lyra Neto se unem em torno de 2014 e 2016 contra Zé Queiroz que hoje é um adversário comum.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: caruaru, eleições 2014, João Lyra Neto, tony gel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

DIA MEMORÁVEL: Com indicações de Débora Almeida, São Bento do Una celebra entregas do Governo do Estado para Agricultura, Saúde e Segurança
Ministro Silvio Costa Filho e prefeito Lula Cabral discutem investimentos de mais de R$ 4 bilhões para o Cabo
Diego Cabral sanciona lei que torna o Fundo Previdenciário do Município de Camaragibe uma autarquia e órgão passa a se chamar CamaragibePrev
Eduardo Mota preside comissão que vai analisar nova Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife
Missa do Vaqueiro encerra São João de Petrolina com bênçãos e devoção à cultura sertaneja
“O PT precisa estar forte, precisa estar unido”, diz Carlos Veras
Carreta da Mulher Pernambucana realiza mais de 3 mil atendimentos em seu primeiro mês de funcionamento
Desenvolvimento e Sustentabilidade: Ana Luiza Ferreira assume presidência da Adepe e é primeira mulher a comandar a Agência
Delegada Gleide Ângelo encerra mês junino com ampla presença na Região Metropolitana
Cerca de 507 novos servidores da saúde do Recife são acolhidos em cerimônia

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar