Depois de dois anos inativo, o Conselho Municipal de Juventude realizou, nesta quinta-feira (30/10), a primeira reunião ordinária com a nova gestão, após a eleição dos novos membros. Na pauta, foram discutidas a importância do Conselho e a oficina de Formação dos Conselheiros, que acontecerá no final de novembro.
Participaram do primeiro ato o secretário de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha, a gerente de Juventude, Mariana Lyra, e representantes das secretarias de Saúde, Trabalho e Cultura. Estiveram presentes ainda representantes da sociedade civil organizada, entre eles alguns membros do Sistema Sócio-Educativo e da Pessoa com Deficiência.
Para Clayton Barros, representante da pessoa com deficiência, a reativação do conselho é importante porque vai dar mais voz ativa à juventude jaboatanense e abrir espaços para os jovens opinar.
O secretário Marcello Gadelha explicou a função do conselho e o colocou como um espaço de consulta e deliberação, levando a juventude como prioridade na gestão, uma vez que os jovens de 15 a 29 anos correspondem a quase 30% da população de Jaboatão. “Esse momento é importante para conhecer e compreender o papel do conselho e do conselheiro. Para isso, traremos parceiros qualificados com no mínimo 10 anos de experiência na área de juventude”, completou a gestora Mariana Lyra.
Para os novos representantes das cadeiras, será oferecido um curso de formação que está programado para acontecer nos dias 28 e 29/11 e 06/12, com a proposta de equalizar os conceitos e a compreensão do papel dos conselheiros.



