Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 12:33 pm do dia 20 de março de 2022 1 comentário

‘Lava-Jato manipulou provas de inocência contra Lula’, diz advogado

Foto: Alexandre Schneider

Um ano depois de ver reconhecida no Supremo Tribunal Federal a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro na Lava-Jato, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silvacontabiliza 24 vitórias na Justiça que, não só pavimentaram caminho para o petista voltar à cena política como (ao menos por ora) favorito na eleição deste ano, mas também reforçam o argumento de que houve perseguição política. 

Segundo o advogado Cristiano Zanin Martins, uma das táticas utilizadas pela operação foi a de manipular provas contra o petista. “A Lava-Jato tinha a estratégia de esconder provas provas favoráveis à defesa, enquanto fazia das delações farsescas o motor de tração de suas iniciativas”, diz. Em entrevista a VEJA, o defensor afirma que Moro, hoje pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos, fazia política com a investigação usando o poder do Estado para punir adversários. 

“Em 16 de março de 2016, no dia em que a conversa entre o ex-presidente Lula e a então presidente Dilma Rousseff foi gravada de forma ilegal, havia outras vinte conversas mantidas naquela ocasião pelo ex-presidente Lula que foram simplesmente descartadas. Os diálogos mostravam que ele estava indo para o governo, não para buscar foro privilegiado ou para se esquivar da Lava-Jato, mas para ajudar o país a atravessar, com sua experiência, um momento de turbulência política”, conta Zanin. 

Naquela ocasião, o governo Dilma era alvo de protestos e a Câmara analisava o processo de impeachment que culminou com o afastamento da petista. Após a revelação de conversas de Lula com a ex-presidente, a nomeação foi suspensa pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, que entendeu tratar-se de desvio de finalidade para garantir prerrogativa de foro ao ex-presidente. As gravações divulgadas foram depois consideradas ilegais, já que a conversa aconteceu depois que o Moro já havia mandado cessar os grampos. 

“Nós conseguimos encontrar essas conversas gravadas após um trabalho que fizemos de investigação defensiva. Os diálogos que foram ocultados pela Lava-Jato mostravam claramente que a nomeação era nada mais que o exercício de uma prerrogativa presidencial, dentro da mais estrita legalidade.”, afirma o defensor do petista.

Segundo ele, o episódio não tratou-se de um caso isolado. “Também ilustra bem essa metodologia de esconder provas favoráveis à defesa uma conversa telefônica de uma funcionária da OAS que foi grampeada pela Lava-Jato. Ela reconhecia que o tríplex não era do ex-presidente Lula. Nos arquivos da Spoofing (operação que prendeu hackers que vazaram conversas de procuradores)que analisamos e enviamos ao STF, mostramos que esse material foi excluído do processo sob o fundamento de que seria favorável à defesa do ex-presidente.”

Com informações da Veja 

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Comentários

  1. E DEIXA A TOGA VOAR !!! diz

    20 de março de 2022 em 13:32 pm

    Esse Desclassificado é puro que nem o Rio Tietê, Capibaribe, que nem Fernandinho Beira Mar, Al Capone, Hitler, Mussolini, Stalin, Polpot, Ho Chi Min, Ali Babá, Chavez, Maduro, Fidel, Che, seus Iguais do STF e do Congresso Nacional,e tantas figuras fétidas e ruins e que fizeram tanto mal a Humanidade no Mundo e no Brasil. Xô Petralhas Ladrões do Brasil e Traidores da Pátria !

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Ministros Silvio Costa Filho e Alexandre Padilha lideram mutirão da saúde do Governo Federal em Pernambuco
Prefeitura do Recife assina ordem de serviço para restauração da imagem de Nossa Senhora da Conceição
Relatório de Mendonça resguarda a autonomia dos estados na PEC da Segurança
São Joaquim do Monte participa pela primeira vez da FENEARTE e alcança marco histórico na cultura e no artesanato local
TCU apura uso de voo da FAB e despesas com ex-primeira-dama do Peru
Governo de Pernambuco é reconhecido nacionalmente no Prêmio MapBiomas; vice-governadora Priscila Krause participa do evento
Em Cupira, Eduardo Lira obteve aprovação na Câmara, por 10×1, para o projeto de lei que autoriza a linha de crédito no valor de até R$ 39 milhões
Direita reúne representantes em Portugal e Espanha
Secretário Anderson Luiz destaca atuação de Fernando Monteiro: “O deputado que mais trouxe recursos para Caruaru”
DataTrends divulga sua primeira pesquisa sobre a disputa presidencial de 2026

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar