Liderança com forte representatividade no Polo Têxtil do Agreste, a deputada Alessandra Vieira (PSDB), solicitou audiência pública à Comissão de Desenvolvimento Econômico para debater os acordos comerciais que estão em negociação entre o Brasil, Coreia do Sul, Indonésia e Vietnã, que derrubar a taxa de importação de confecções de 35% podendo até zerar.
Marcada para o dia 16 de dezembro, a audiência, que também deve reunir outros parlamentares, vai ouvir empresários, sindicatos, confeccionistas e trabalhadores do Polo de Confecções. “Isso está sendo visto com muita preocupação pelas indústrias de vestuário do nosso estado, pois vai favorecer uma concorrência desleal com as peças produzidas aqui”, ressalta Alessandra.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o segmento fatura quase R$ 6 bilhões por ano e ocupa 250 mil profissionais no estado, fabricando mais de 225 milhões de peças e roupas. “O debate vai permitir entender melhor os impactos que esses acordos poderão trazer para a região do Polo de Confecções. Nosso objetivo é encontrar ferramentas que possam proteger o nosso setor produtivo e garantir que nossa economia não seja afetada negativamente”, completa a deputada tucana.



