Por Jayme Asfora
A advocacia pernambucana cansou!
Essa frase podia ter sido usada em 2006; quando nós da oposição – ineditamente nos então 75 anos da Ordem – vencemos uma eleição memorável e pude ter o privilégio de me eleger o primeiro Presidente da OAB/PE (sem nenhum vínculo com a situação) em toda sua história!!
Mas ela pode ser usada, tranquilamente, agora, 15 anos depois – quando chega ao seu melancólico fim o ciclo cuja fundação tive a honra de protagonizar!!!
As advogadas e os advogados cansaram de ver a nossa entidade servindo a poucos; à mercê de interesses pessoais!!
Por isso, advocacia quer e exige, tal qual lá em 2006, mudança e renovação.
O título deste artigo pode soar pretensioso, mas, é que Almir Reis, nosso futuro Presidente e Fernanda Rezende, nossa futura Vice Presidenta, juntos a tantos e tantas – misturam o vigor e o frescor da juventude – aliados à maturidade e à “señoridade” da experiência!
E isto é imprescindível para comandar, com seriedade,coragem e independência a OAB/PE!
A chapa “RENOVA OAB” apresentou 100 propostas-eixo para a classe!
Mas não são ideias requentadas como são as da chapa situacionista!!
São fruto da colheita capitaneada por Almir Reis no seu amplíssimo percurso por PE desde 2019.
Uma trilha de escuta e empatia. Por isso temos um programa de gestão completo, diverso, inclusivo, democrático! E aberto!!
Se Deus quiser – e cada um e cada uma de nós continuarmos lutando por cada voto até a última urna ser fechada – Almir Reis conseguirá, na minha singela opinião, vencer as eleições de 16/11/21 (relembro que a minha eleição – lá em 2006 – foi tb num lindo 16/11!) M; pois ALMIR demonstrou e demonstra ter envergadura, sensibilidade, coragem; vocalizando hoje – mais que ninguém- o sentimento de indignação que permeia a advocacia.
(Um candidato a Presidente da OAB/PE não pode ser uma marionete ou passar um debate lendo sua “fila” – PASMEM até o fazer as considerações finais ele leu gaguejando uma nota butacratica e fria… Por isso, não podemos votar neste candidato manietado e frágil como é o escolhido por esta oligárquica gestão atual da OAB/PE; cujo mando de fato é exercido por um verdadeiro “coronelismo do asfalto”, movido por interesses nada republicanos! )
Advocacia cuja altivez tem sido soterrada pela contínua e intensa violação coletiva das prerrogativas profissionais.
Contra a qual a OAB/PE foi negligente na maioria dos casos e nada de estruturador fez pra combaté-la!
Não deixa de fato nenhuma construção institucional p termos validado aqui o Princípio Constitucional da Duração Razoável do Processo.
Como nada de estruturador e eficaz fez p combater a morosidade do Judiciário: maior problema na vida profissional cotidiana de 10 entre 10 colegas.
Notas protocolares; e a palavra flácida de seu incumbente.
Saldo: mais de 10 comarcas fechadas.
A gestão atual é cúmplice do retrocesso não promotora do avanço!
Temos uma Justiça, principalmente a Estadual, MUITO mais lenta do que há 3 anos atrás.
Esse é o fato!
E é incontestável !!!
Almir Reis, por não ser “pau mandado” de ninguém, é o único candidato que pode impedir que nossa Ordem seja capturada por quaisquer dos Poderes em Pernambuco.
Prática recorrente nos últimos anos de nossa história política e que tanto degenera a democracia em nosso Estado cooptando majoritariamente nossas instituições de controle!
E o que dizer da mais completa omissão da OAB/PE no combate à corrupção no Poder Judiciário em PE ?
De início, friso que a enorme maioria dos seus membros são magistrados(as) honestos(as) e muito denodadamente trabalhadores(as).
Mas e os casos -NOTÓRIOS – que chegam à nossa Seccional ?
Por que NADA avançou neste tema ??
O atual Presidente (e principalmente seu tutor!) sabem muito bem onde estão os casos de corrupção no Judiciário pernambucano.
No entanto, não há sequer uma, umazinha, representação à Corregedoria de Justiça aqui. Ou uma “linha”, pelo menos, de PCA(Procedimento de Controle Administrativo) no CNJ(Conselho Nacional de Justiça) de autoria da OAB/PE.
Na BA tem juiz preso preventivamente por favorecer escusamente uma quadrilha de grrileiros de terras por lá.
A primeira delação premiada de uma Desembargadora foi o recente caso de uma magistrada baiana.
Semana passada um Desembargador alagoano foi alvo de uma operação da PF que envolveu até busca e apreensão contra o mesmo!
E aqui por que a OAB/PE é, já faz uns seis (6) anos , tão conivente com coisas do tipo?
Seria medo?
Essa é mais uma pergunta que não quer e não pode calar…
Por último como explicar, senão com profunda vergonha alheia, que (nem a entidade; nem seu politicamente flácido incumbente) tenham postado/se pronunciado uma vez sequer (umazinha vá lá…) quanto aos crimes cometidos por Jair Bolsonaro?!
(Nem uma usual e anódina nota de repúdio clássica da covarde atual Presidência da OAB/PE!).
Isto é um escárnio de fazer se revirar no túmulo um ex Presidente da Ordem como Raymundo Faoro!
Crimes contra a saúde pública, de epidemia; prevaricação; corrupção; peculato; crimes contra a humanidade, genocídio da população indígena: um verdadeiro “serial killer” de crimes de responsabilidade…
Nem todo o itinerário criminoso, irresponsável; cruel (isso ficando só no item pandemia!!) do (DES) Governo Bolsonaro mereceram nem um único post a comentá-lo; criticá-lo, no Instagram de BRUNO BAPTISTA.
Acho que ele viaja que é Presidente da OAB no Canadá e na Nova Zelândia … kkkkkkk
É muita frouxidão!
E os ataques sistemáticos contra a democracia?
As ações concretas contrárias às instituições e ao próprio Estado Democrático de Direito?
NADA.
Nadinha.
Nem um ai !
Nem após o fatídico 7/9/21 a OAB/PE e seu estranho comando perdeu sua cara de paisagem!
E o bolsonarista na eleição é quem?
Sem falar noutro tema caro à OAB, a cultura de paz; a defesa do Estatuto do Desarmamento.
Decretos e mais decretos – absolutamente inconstitucionais – expandindo, criminosamente também, a quantidade, o porte e a posse de armas e … nada de uma fala da OAB/PE se insurgindo contra!
Nem, claro né, do seu Presidente acovardado.
Estas NÃO POSTURAS rompem a bela tradição institucional e histórica da nossa Ordem em PE.
Diferentemente de hoje tivemos, sempre é bom relembrar, Presidentes “antônimos” e antagonistas do que temos atualmente: a coragem cívica era marca indelével do saudoso OCTÁVIO LOBO, por exemplo!
Que decepção, meu caro OCTÁVIO …
Não foi pra isso que nós lançamos naquela linda cruzada a partir de 16/11/06!
Mas não foi mesmo!!
Por tudo, dia 16/11/21, sairei de casa animado, disposto e otimista para concretizarmos o que OBAMA chama de “A AUDÁCIA da ESPERANÇA” na OAB/PE.
Votando 10, ALMIR REIS Presidente!
FERNANDA REZENDE Vice-Presidenta!!
Até à vitória!!!


