Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 9:11 am do dia 27 de julho de 2021 1 comentário

Rayssa Leal

CLAUDEMIR GOMES

Apesar de a pandemia tornar os dias iguais, a segunda-feira – 26/07/2020 – foi um ponto fora da curva, para nós brasileiros, que ficamos em estado de graça com a conquista da Medalha de Prata, por uma menina de 13 anos, Rayssa Leal, na prova de skate feminino, nas Olimpíadas de Tóquio.

Um sol causticante no início da tarde, no País do Sol Nascente, contrastava com a fria madrugada brasileira. O relógio mostrava que a primeira hora do dia passou despercebida. Com os olhos vidrados na televisão, fiquei sem saber o que era mais forte em mim: a torcida pelo sucesso daquela menina de sorriso fácil, que trata o skate como um esporte lúdico, ou o prazer de ver suas concorrentes serem derrotadas pelos imóveis obstáculos, e caírem junto com seus sonhos.

Nunca o bem e o mal haviam travado luta tão renhida nos meus pensamentos.
Rayssa Leal é chamada de “A Fadinha”. Pois bem, a cada acerto seu era como se uma varinha mágica transportasse milhões de brasileiros para um mundo de sonhos. Não estou me referindo aos 8,5 milhões de skatistas existentes no nosso País. Falo da população geral: 200 milhões de pessoas. Isso porque, quem não dormia naquele momento, estava como eu, com os olhos pregados na televisão, sentindo uma emoção inimaginável durante uma travessia pandêmica.
O bem e mal se digladiavam cada vez mais nos meus pensamentos. Na última passagem pelos obstáculos, a brasileirinha disputava as medalhas com duas japonesas. Nossa Fadinha, livre, leve e solta, contrastava com as duas juvenis nipônicas, exemplos de disciplina e sisudez. A conquista de uma medalha já era realidade para Rayssa. Faltava definir o minério: prata ou bronze. A brasileira cometeu um erro.
Nada a reclamar!
Falei pra meus botões.
Afinal, a menina competiu como gente grande, com garra de campeã.

Quando a última japonesa pegou o skate e caminhou para sua derradeira largada, um terrível obsessor se apossou dos meus pensamentos. Confesso que nunca me imaginei tão feliz assistindo a queda de uma atleta. Aconteceu.

Rayssa distribuía seu sorriso para deixar a tarde de Tóquio menos sisuda, numa Olimpíada atípica, onde os atletas não dividem o sublime momento do êxtase com os alegres e emocionados torcedores.

Dormi nas asas do sonho de Rayssa Leal, e acordei com um País diferente. Um mundo criado pela Fadinha.

O skate chegou ao Brasil nos anos 60, do século passado. Veio junto com o jeans, com o som dos Beatles, marcas registradas da juventude. Dizem que a juventude foi criada naquela década. E o mundo virou de ponta cabeça. E nunca mais foi como antes. Aquele brinquedo (skate),cujos primeiros modelos eram feitos com rolamentos, e de forma bem artesanal, conquistou as ruas como produto da nova ordem.

Skate é rua. É liberdade, coragem e desafio. É superação em busca de igualdade. É imposição, conquista e afirmação. É legado dos anos 60. Mágico como a Fadinha, cuja medalha de prata reluziu mais que as toneladas de ouro retiradas de Serra Pelada.

O dia anoiteceu em Tóquio, e amanheceu no Brasil, que do Oiapoque ao Chuí fez ecoar o novo nome do amor: RAYSSA LEAL.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Comentários

  1. EdgarDus diz

    15 de julho de 2025 em 7:55 am

    viagra homme prix en pharmacie: PharmaDirecte – suppositoire hГ©morroГЇdes sur ordonnance

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Andréa Medeiros fala sobre pré-candidatura a deputada estadual: “Faremos isso no momento certo”
Gestão ou oposição? De que lado está o diretor de cultura de Feira Nova?
Paulo Roberto fala da lembrança do nome de Iza Arruda para vice de João Campos: “Demonstra a importância do papel que ela tem realizado na Câmara Federal”
“É um trabalho árduo, mas que tem dado frutos, que tem gerado resultados positivos”, diz presidente da CEASA
Prefeitura do Jaboatão promove capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para merendeiras da rede municipal
Eduardo da Fonte apresenta projeto para impedir corte de energia e água sem aviso prévio e possibilidade de pagamento
Prefeita Carol Jordão participa de todas as atividades de senhora Santana
Em encontro sobre a COP30 no Agreste, Marco Aurélio Filho dispara: “O prefeito João Campos tem sido referência nacional ao inserir os jovens no centro do debate climático”
157 Anos de Fundação de Amaraji Entram para a História com a Maior Festa já Realizada no Município
Rodrigo Pinheiro e Fernando Monteiro garantem novos investimentos em saúde para Caruaru através do PAC

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar