Paulo Câmara visa efetivar avanços na política com mudanças
Conforme antecipado por este blog, o governador Paulo Câmara anunciou a mudança nas secretarias da Casa Civil e de Administração no dia de ontem, com a ida de José Neto para a Casa Civil e a saída de Nilton Mota do posto para assumir a presidência da Perpart.
A escolha de Paulo Câmara por José Neto se deu sobretudo por ele ser um técnico muito qualificado com a sensibilidade política necessária para exercer um cargo de fundamental importância para o governo. José Neto irá intensificar as políticas públicas do governo ampliando a interlocução com setores estratégicos para o governo.
Nilton Mota, por sua vez, um aliado disciplinado e dedicado ao governador, terá nova missão no governo. Desta vez na Perpart. Por ser integrante do diretório estadual do PSB, ele terá o papel de contribuir efetivamente para a construção do partido para as eleições de 2020. É importante lembrar que Mota foi coordenador político de campanhas vitoriosas do partido, e agora terá mais liberdade para rodar o estado com vistas às eleições municipais.
A escolha do governador na Casa Civil acabou agradando a todos que estavam na expectativa criada pelas mudanças na equipe, pois José Neto é tido não só como um curinga do governador como um quadro de fino trato com todos. Isso vai contribuir efetivamente para os desafios do PSB tanto para “ganhar 2019” quanto para chegar fortalecido politicamente e eleitoralmente em 2020 e ter resultados positivos na disputa vindoura.
Repúdio – Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) divulgaram, nesta segunda-feira (26), uma “nota de repúdio” ao projeto de lei sobre abuso de autoridade que está para sanção do presidente da República. “Os dispositivos trarão prejuízos à atuação do Poder Judiciário, numa tentativa de intimidar os agentes públicos atuantes em plena consonância com os anseios da sociedade. Aprovado em regime de urgência na Câmara Federal, após mais de dois anos sem apreciação e debate, o PL tem distorções e enfraquece as autoridades dedicadas ao combate à corrupção”, diz a nota, aprovada pelo órgão especial do TJPE.
Coligações – O ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Joelson Dias, mestre em Direito pela Universidade de Harvard, retornará à Caruaru, nesta terça-feira (27), para a palestra inaugural do Instituto de Direito Eleitoral do Nordeste (IDELNOR), entidade que será presidida pelo advogado Bruno Martins. Será às 19 horas, no auditório do Sindloja (Caruaru), quando abordará o tema “Eleições 2020 – o fim dos coligações proporcionais e os reflexos na estrutura dos partidos”.
Atuante – Sempre atento a melhoria dos pernambucanos, o deputado estadual João Paulo Costa (Avante) vem trabalhando temas na Alepe como idosos, segurança e consumidor. Entre os seus projetos apresentados e em tramitação está o que se refere ao desarquivamento da Lei de Responsabilidade da Segurança Pública com 35 assinaturas que obriga o secretário de Defesa Social a ir à Assembleia Legislativa anualmente prestar contas das ações do governo no âmbito da segurança pública.
Memória viva – Na tarde desta segunda-feira (26), aconteceu a nominação do prédio da Central de Atendimento ao Eleitor de Olinda, que leva o nome do saudoso juiz eleitoral Guilherme Uchoa. Ao discursar no evento, o deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior (PSC) disse que a iniciativa do pleno do TRE mantém viva a memória, a biografia e o legado do ex-presidente da Alepe. Segundo o parlamentar, a homenagem do tribunal simboliza o reconhecimento dos relevantes serviços prestados por Uchoa à Justiça Eleitoral na condição de juiz eleitoral efetivo. O vice-presidente da corte, desembargador Itamar Pereira, fez rasgados elogios à trajetória do deputado nos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
RÁPIDAS
Aliança – O secretário de Segurança Cidadã, Murilo Cavalcanti, afirmou que o encontro entre Jarbas Vasconcelos, Paulo Câmara, Geraldo Julio e João Campos foi uma consolidação de uma aliança entre MDB e PSB para fortalecer ainda mais Recife e Pernambuco.
Filiações – O PSB anunciou a filiação de nomes como Toinho do União, Marcos Justino e Junior de Cleto. Todos já testados em eleições anteriores e pré-candidatos a vereador em 2020. O partido terá a chapa mais competitiva das eleições do ano que vem.
Inocente quer saber – Murilo Cavalcanti tem autonomia para falar pelo MDB?



